O Despertar SC foi o grande vencedor deste segundo fim-de-semana de Raia Cup, durante o qual se disputou o escalão de sub-13. Os alentejanos bateram na final o UDR Algés, levando o troféu para casa. Já o Ponte de Frielas ficou em terceiro lugar, batendo o Estoril AC, quarto classificado final. Recorde-se que a Raia [...]

O Despertar SC foi o grande vencedor deste segundo fim-de-semana de Raia Cup, durante o qual se disputou o escalão de sub-13. Os alentejanos bateram na final o UDR Algés, levando o troféu para casa. Já o Ponte de Frielas ficou em terceiro lugar, batendo o Estoril AC, quarto classificado final.
Recorde-se que a Raia Cup regressou a Penamacor e a Pedrógão de São Pedro para o segundo fim-de-semana de futebol no concelho, entre os dias 4 e 6 de julho. Na sexta-feira, dia 4 de julho, a tarde ficou marcada por uma homenagem ao internacional português Diogo Jota e ao seu irmão André Silva, falecidos recentemente num trágico acidente. Após o primeiro jogo, as equipas presentes no Estádio uniram-se no centro do terreno para formar a letra J, tendo sido guardado, igualmente, um minuto de silêncio.
Recorde-se que o torneio de futebol juvenil arrancou nos dias 27, 28 e 29 de junho. Nesta que é a sua terceira edição, o evento adicionou mais um fim-de-semana de competição e novos escalões no formato futebol de 7, pretendendo alargar, desta forma, a sua abrangência e oportunidades para os jovens atletas.
Este ano, a Raia Cup conta com a participação de 40 equipas nacionais, envolvendo cerca de 720 jovens jogadores. Durante o primeiro fim-de-semana foram disputados os escalões sub-10 e sub-11, na modalidade de futebol de 7. No fim-de-semana agora findo entraram em campo as equipas de futebol de 11 do escalão de sub-13, sendo que no fim-de-semana de 11 a 13 entram em campo as equipas de futebol de 11, que irão disputar o escalão sub-15.
Presente na cerimónia de entrega de prémios, o Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, António Luís Beites Soares, elogiou a “moldura humana com mais de 200 atletas e suas famílias”, lembrando que a dinâmica de prática desportiva promovida pelo torneio está aliada a uma mais valia económica para o território, em termos de restauração, de alojamento e de dinâmica turística”. O autarca acrescentou que essa componente económica é igualmente importante. “Trazemos gente nova ao território e, muitas vezes, isso vem através da componente desportiva”, disse, lembrando que muitos dos que visitam o concelho durante estes eventos acabam por regressar para vir passar fins-de-semana ou semanas de férias”. António Luís Beites Soares terminou, considerando estas ações importantíssimas pois promovem o território e promovem o desporto. “Penso que estas iniciativas devem continuar. Só não vê a mais-valia destes torneios quem não quer. Trazem uma grande dinâmica e, a avaliar pelos contactos que tenho tido, nomeadamente com a nossa restauração e com o nosso setor de alojamento, por eles isto era o ano todo. Vale a pena o esforço do Município. Aliás, se compararmos o apoio que nós damos para este tipo de eventos com outros eventos, é completamente residual. Há questões que não são comparáveis, pelo que a dinâmica deve continuar. As equipas cada vez mais querem vir a Penamacor e isso é bom sinal”.
O quadro competitivo, o calendário de jogos e os resultados da competição podem ser consultados no portal do evento, em www.raicup.pt.
O torneio é organizado pela Associação 2BE e conta com o apoio do Município de Penamacor, da Associação Desportiva Penamacorense (ADEP) e da Associação Desportiva Recreativa e Cultural de Pedrógão de São Pedro.