
A cidade de Elvas recebeu, na passada quinta-feira, os prémios Portugal Travel Awards 2025, num evento que atribuiu dois prémios à região do Alentejo.
Em declarações aos jornalistas, Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, sublinhou que o setor é uma forma de o interior ganhar visibilidade.
«Em muitos casos, como acontece nestes territórios mais afastados dos grandes centros urbanos, é uma forma de ganharem um espaço próprio», afirmou.
Detalhou que o setor representa «mais de 14% do PIB português», classificando-o assim como «um instrumento poderoso de desenvolvimento, criação e distribuição de riqueza».
Uma «indústria poderosa» que favorece também os autarcas, no sentido de que «veem que vale a pena o investimento no turismo».
Em relação aos prémios, o Secretário de Estado sublinhou que a presença em Elvas «tem muito a ver com o trabalho que o Alentejo tem vindo a fazer», o que «acaba por ser um ‘dois em um’».
«Dá visibilidade ao destino e traz daqueles que comercializam e operam ao território», acrescentou.
Desta feita, podem «funcionar como um reconhecimento», mas também «como um estímulo», já que «às vezes, não é só para aqueles que vemos subir ao palco, é para as equipas».
«Tive a oportunidade várias vezes de subir ao palco e ver reconhecido o meu trabalho e o da minha equipa. Sentia muito isso», adicionou Pedro Machado.
Realçou ainda que, naqueles momentos, sentiu «orgulho» da parte da sua equipa, mas «não só os motivava, como os desafiava a serem mais criativos e mais competentes ainda».