
O Partido Socialista de Vieira do Minho manifestou a sua “profunda preocupação” com a recente notificação de encerramento dos call centers que operavam em português e francês no concelho, “obrigando dezenas de trabalhadores a deslocarem-se para outras localidades“.
Em comunicado, o partido refere que esta decisão representa um “duro golpe para as famílias afetadas e confirma, infelizmente, aquilo que o PS tem vindo a alertar há vários anos: a aposta do Executivo do PSD nos call centers foi uma estratégia falhada, sem futuro e com elevado custo para os cofres públicos, nomeadamente do nosso Município.“
Mais de 1,5 milhões de euros de investimento público. “E para quê?“, questionam os socialistas, recordando que em agosto de 2021 o PS denunciava a fragilidade deste projeto. “À época, questionámos o investimento público de mais de 1,5 milhões de euros feito pela Câmara Municipal — incluindo a cedência de instalações e formação — quando o investimento privado se revelou praticamente inexistente e sempre envolto em opacidade.”
No mesmo comunicado, o PS questiona “Que outra empresa em Vieira do Minho teve acesso a tamanhas facilidades e apoios? Que retorno teve este investimento para o concelho?“, acrescentando que “Menos de 12 anos depois, o resultado está à vista: encerramento, deslocalização e desemprego. A promessa feita pelo então Presidente da Câmara, António Cardoso, de que ‘com 400 novos postos de trabalho, em Vieira do Minho já ninguém precisaria de emigrar’ revelou-se uma desilusão. O encerramento dos call centers demonstra a ausência de uma estratégia de desenvolvimento sustentável para o concelho. O que resta são dezenas de trabalhadores em situação de instabilidade e recursos públicos desperdiçados num projeto sem fundamentos sólidos.“
O PS de Vieira do Minho afirma nunca ter sido contra a existência de call centers. “Sempre dissemos, e voltamos a reafirmar, é que não podem ser a única estratégia de criação de emprego, muito menos quando suportada por fundos públicos desproporcionais, em prejuízo de empresários locais com provas dadas.“
“A nossa posição é clara:”, referem, acrescentando que defendem “o apoio a todos os empresários sérios, locais ou externos, que demonstrem compromisso com o concelho. Rejeitamos a canalização de recursos públicos para projetos oportunistas e de curto. Apostamos num modelo de desenvolvimento estratégico e sustentável, com criação de emprego qualificado e verdadeiro retorno para a comunidade.“
O PS de Vieira do Minho reafirma o seu compromisso com um concelho mais próspero, justo e com oportunidades para todos. “Continuaremos a trabalhar com responsabilidade, exigência e visão de futuro, sempre na defesa do interesse público e do bem-estar dos vieirenses.”
[foto: PS Vieira do Minho]