
No período compreendido entre 1 e 31 de agosto de 2025, o Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) da Guarda, registou um total de 45 ocorrências criminais, 25 acidentes de viação e sete detenções, de acordo com o balanço mensal divulgado pelas autoridades.
No que diz respeito à criminalidade, foram apresentadas dez queixas por violência doméstica, seis por ofensas à integridade física voluntária simples, duas por ameaça e coação, quatro por furto em residência, duas por furto de oportunidade, quatro por danos diversos, onze por burla, duas por outros crimes contra as pessoas, três por crimes contra a vida em sociedade e uma por crimes contra o Estado.
Durante o mesmo período ocorreram 25 acidentes rodoviários, dos quais resultaram dois feridos leves e diversos danos materiais.
As autoridades procederam ainda a sete detenções. Entre elas, dois homens, de 30 e 42 anos, foram detidos pelo crime de resistência e coação sobre funcionário; um homem de 37 anos foi detido por desobediência; uma mulher de 34 anos foi apanhada a conduzir sem habilitação legal; e três homens, com idades entre 24 e 55 anos, foram detidos por condução sob o efeito do álcool, apresentando taxas entre 1,31 e 2,07 g/l.
O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) da Guarda sublinhou o empenho em garantir a segurança pública e reforçou o apelo à prevenção rodoviária, bem como à denúncia de comportamentos criminosos que ponham em causa o bem-estar da comunidade.