
O Regimento de Cavalaria N.º 3, sedeado em Estremoz, participou, entre os dias 7 e 15 de maio, no exercício militar internacional ORION 25, no âmbito do Agrupamento ISTAR (Informações, Vigilância, Aquisição de Objetivos e Reconhecimento), que decorreu nas regiões de Ponte de Sor, Bemposta e no Campo Militar de Santa Margarida.
O exercício, de nível Exército, inseriu-se na preparação do European Union Battle Group 25-2/26-1, uma Grande Unidade Militar composta por forças de Portugal, Espanha, França, Itália e Roménia, e foi comandado, pela primeira vez, por um Oficial General português, o Brigadeiro-General Luís Calmeiro.
No total, estiveram envolvidos cerca de 2200 militares, dos quais 1300 pertencentes às Forças Armadas Portuguesas. O Agrupamento ISTAR destacou-se pela utilização das viaturas táticas médias MAN 4×4, destinadas ao transporte de quatro contentores táticos (shelters), uma capacidade que reforça a mobilidade dos meios em terreno irregular e facilita a sua projeção para teatros de operações no exterior.
De acordo com o Comandante do Agrupamento ISTAR, Tenente-Coronel de Cavalaria Fernando Lopes, esta evolução insere-se num processo de modernização do Exército: «Este esforço de modernização leva cada um de nós a sermos mais profissionais, mais exigentes, mais comprometidos, aumentando a nossa motivação e levando os nossos militares a aumentar o seu nível de ambição e resiliência, para fazer sempre mais e melhor, com vista ao aperfeiçoamento das capacidades do Exército Português».
O exercício ORION 25 reafirma o alinhamento estratégico de Portugal com os seus parceiros da União Europeia e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), no reforço das capacidades operacionais conjuntas.