A Orquestra Sinfonietta de Lisboa, com Maria João Luís como convidada, e Rodrigo Leão, acompanhado por um ensemble, preenchem o 3.º Artes no Rossio, na vila de Vimieiro, concelho de Arraiolos, nos próximos dias 19 e 20.

A Câmara de Arraiolos, no distrito de Évora, entidade que promove o evento, revelou hoje à agência Lusa que a iniciativa tem direção artística de José Peixoto e vai decorrer no Parque Urbano do Rossio de Vimieiro, sede de freguesia daquele concelho alentejano.

“A ideia inicial de levar concertos de grande qualidade a esta vila (…) revelou-se, desde a 1.ª edição, um gratificante sucesso”, disse o diretor artístico, citado no comunicado da organização enviado à Lusa.

José Peixoto considerou tratar-se de uma aposta ganha devido à “adesão, aceitação e carinho das audiências, que encheram calorosamente o convidativo recinto ao ar livre” e destacou ainda “todo o profissionalismo das equipas de produção e organização”.

Nesta 3.ª edição do Artes no Rossio, o formato é idêntico ao dos anos anteriores, com um concerto sinfónico no primeiro dia, a 19 de setembro.

A Orquestra Sinfonietta de Lisboa, sob a direção de Vasco Pearce Azevedo, volta a atuar neste ciclo musical e vai “apresentar um programa concebido especialmente para o evento”, notou a organização.

O diretor artístico adiantou que vai ser interpretada música de Joseph Guy Ropartz (1864-1955), Edvard Grieg (1843-1907) e, como obra central, “O Pedro e o Lobo”, de Sergey Prokofiev (1891-1953), narrada pela atriz Maria João Luís, “figura maior das artes cénicas em Portugal”.

No dia seguinte, a 20 de setembro, é a vez de atuar o compositor Rodrigo Leão, “músico de longa e frutuosa carreira, consagrado nacional e internacionalmente”.

Neste espetáculo, em que vai estar acompanhado em palco por oito músicos, Rodrigo Leão vai apresentar o seu novo álbum, intitulado “O Rapaz da Montanha” e editado este ano.

Ana Vieira (voz), Viviena Tupikova (violino), Celina da Piedade (acordeão), Carlos Tony Gomes (violoncelo), Bruno Silva (viola), João Eleutério (guitarra, baixo e sintetizador) e Frederico Gracias (bateria) compõem o ensemble que vai acompanhar Rodrigo Leão, revelou à Lusa a organização.

Além de “contar com temas de ‘O Rapaz da Montanha’”, o repertório do concerto incluirá “canções de álbuns anteriores e também do projeto Madredeus”, indicou a câmara.

“O espetáculo é uma experiência sonora única que celebra a identidade portuguesa através de instrumentos e vozes cuidadosamente orquestrados, numa viagem musical que revela as várias facetas da alma de Portugal, marcada pela delicadeza e inovação de Rodrigo Leão”, frisou.

Pelo Artes no Rossio já passaram artistas como Camané, Mário Laginha ou Jorge Palma, ente outros.

José Peixoto, diretor artístico da iniciativa, é “guitarrista, compositor e produtor de renome de Portugal, celebrado pela sua habilidade excecional e abordagem inovadora à música”.

Além do seu recente grupo – LST Lisboa String Trio, tem colaborado com uma variedade de artistas, com destaque para o grupo português Madredeus.