A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR NORTE) reuniu esta semana com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM Tâmega e Sousa) para analisar o reforço do investimento regional nas áreas social, de qualificações e do ambiente.

De acordo com os dados apresentados, a sub-região contabiliza mais de 13 mil projetos aprovados ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com um investimento global de 473,4 milhões de euros. As infraestruturas somam dois projetos com um total de 133,0 milhões de euros, enquanto as qualificações e competências reúnem 7.167 projetos, num investimento de 91,1 milhões de euros.

No âmbito do Portugal 2030, o Tâmega e Sousa conta com 393 projetos aprovados, correspondendo a um investimento de 247,7 milhões de euros, dos quais 159,8 milhões de euros são financiamento público. As áreas da educação, formação e transições profissionais representam 170 projetos, com 75,7 milhões de euros de investimento e 64,3 milhões de euros de cofinanciamento.


Já no programa regional NORTE 2030, foram aprovados 134 projetos, num total de 112,4 milhões de euros de investimento e 59,8 milhões de euros de financiamento comunitário.

Entre as áreas de destaque incluem-se:

  • Ambiente:
    • Remediação da área mineira de Pejão/Germunde (Empresa de Desenvolvimento Mineiro): 4,43 milhões de euros de investimento, com 3,77 milhões de euros de financiamento;
    • Ação Climática Tâmega e Sousa (CIM Tâmega e Sousa): 452,6 mil euros de investimento e 384,7 mil euros de financiamento;
  • Cultura e turismo:
    • Recuperação e restauro da Igreja Paroquial de Santa Marinha de Real: 1,5 milhões de euros de investimento e 1,2 milhões de euros de financiamento;
  • Inovação social:
    • Projeto “11 Hub – Centro de Empreendedorismo de Impacto do Douro, Tâmega e Sousa” (Instituto Empresarial do Tâmega): 501,6 mil euros de investimento e 341,1 mil euros de financiamento.

Com 58 bens reconhecidos nas Rotas do Norte, a região continua a afirmar-se como um território de expressão cultural marcante, com forte aposta no património românico.

Fotografias: CCDR NORTE