
Tiago Santos, ciclista da equipa Anicolor/Tien21 Cycling Team, continua a representar a Seleção Nacional sub-23 no Orlen Nations Grand Prix, que decorre na Polónia, onde tem enfrentado condições particularmente difíceis nas três primeiras etapas da prova.
O corredor natural de Águeda tem tido uma prestação combativa apesar dos percalços, incluindo um problema mecânico que o obrigou a concluir grande parte da competição com uma bicicleta diferente da sua, o que lhe tem trazido dificuldades acrescidas.
Na 1.ª etapa, disputada entre Łańcut e Jasło, com 156 km maioritariamente planos, Tiago Santos terminou na 103.ª posição, com o mesmo tempo do vencedor, o francês Emmanuel Houcou, num dia decidido ao sprint.
A 2.ª etapa, entre Jarosław e Arłamów (143,3 km), foi particularmente dura, com chuva intensa e frio extremo. Tiago Santos foi 86.º, a 11 minutos e 11 segundos do vencedor, o italiano Ludovico Maria Mellano. Foi neste dia que o ciclista sofreu a avaria mecânica, sendo forçado a continuar a prova com outra bicicleta.
Na 3.ª etapa, que voltou a terminar em alto, no Hotel Arłamów, após 146,9 km com várias subidas exigentes e persistência do mau tempo, Tiago Santos melhorou a sua prestação, terminando na 64.ª posição, a 08m39s do dinamarquês Tobias Sverre, vencedor do dia.
Na classificação geral, Lucas Lopes é o melhor português, em 19.º lugar, a 2m35s do líder Marco Schrrettl. Duarte Domingues é 25.º (+3m06s), Tiago Santos ocupa o 85.º posto e João Martins está na 101.ª posição.
Em declarações à sua equipa, Tiago Santos sublinhou o espírito de sacrifício:
“Têm sido dias exigentes pelo andamento e também pelas condições climatéricas. Não bastando isso, estou a fazer toda a corrida com uma bicicleta que não é a minha, o que torna ainda mais difícil este desafio. Tem sido duro, mas tenho dado o meu melhor para tentar terminar a prova e dignificar as cores da Seleção.”
A competição termina este sábado, com a 4.ª e última etapa, que volta a ligar Lesko ao Hotel Arłamów, num percurso de 146,9 km. A Anicolor/Tien21 e os adeptos do ciclismo nacional estarão atentos ao desfecho desta importante prova internacional.