
Prepare-se para mergulhar nas tradições mais autênticas da Serra da Estrela no Festival Pão Nosso, que acontece entre 1 e 3 de agosto, na aldeia de Videmonte, no concelho da Guarda. Durante três dias, o pão ganha protagonismo e com ele vêm histórias, sabores, sons e vivências que resgatam a alma comunitária da região.
Com uma “Rota dos Fornos” que percorre os emblemáticos fornos de lenha da freguesia — onde ainda hoje se coze o pão como antigamente — o festival oferece ainda um programa rico e diversificado: ceifa e malha do centeio, mercado de saberes e sabores, workshops, desfile de tabuleiros, caminhada interpretativa pelo Geopark Estrela, oficinas para miúdos e graúdos, concertos ao vivo, animação de rua e muito mais!
Organizado pela Junta de Freguesia de Videmonte e pela Associação Cultural e Social de Videmonte, este evento integra o ciclo de Festivais de Cultura Popular do Município da Guarda, e pretende preservar e valorizar os saberes ancestrais da arte de fazer pão, enraizados na identidade local.
O certame dedicado ao pão inicia na sexta-feira, 1 de agosto, às 20 horas com Sunset no Planalto de Videmonte (talefe), às 21h30 exibição do documentário alusivo ao pão e queijo de Videmonte, integrado no ciclo de documentários “A Arte da Terra, logo seguido de animação Musical com The Cibeis.
No sábado, 2 de agosto, as atividades arrancam logo pela manhã com a já tradicional Rota dos Fornos (09h00-12h00), que convida os visitantes a conhecer os fornos comunitários ainda em funcionamento. Em paralelo, decorrem duas oficinas: uma dedicada aos mais novos, “A Minha Padaria”, com a ilustradora Catarina Silva, e outra sobre o tema “Pão enquanto Medicamento”, com o Bruta Projeto do Pão, que terá componente prática à tarde, em parceria com o projeto Vim do Monte.
Durante a tarde, a aldeia ganha vida com o Mercado do Pão (a partir das 14h30), animação de rua com concertinas e bombos, e demonstrações de artes e ofícios tradicionais como cestaria e tecelagem. Às 16h00, realiza-se a oficina prática de “Pão de Mãe com Centeio de Videmonte”.
A vivência agrícola da região será retratada às 17h00 com a recriação da Ceifa e Malha do Centeio, e a identidade comunitária ganha destaque no Desfile dos Tabuleiros, seguido da degustação da tradicional Bola da Aldeia (18h30).
A noite reserva espaço para a cultura e a música: às 21h00 é apresentado o Projeto Museu do Futuro, focado na imagética do património cultural da aldeia, seguido de concerto com a banda Os Vizinhos (22h00) e um DJ Set com Goodvibe até às 2 da manhã.
No domingo, 3 de agosto, o dia começa com propostas ligadas à natureza e à criatividade: uma Caminhada Interpretativa pelo trilho da Quinta da Taberna, no Geopark Estrela, e um Passeio Fotográfico Infantil com foco na fotografia macro, orientado por Eduardo Flor, do FotoClube da Guarda (08h30-12h00).
O Mercado do Pão reabre às 10h30 e, durante a tarde, a animação continua com concertinas de Pêra Mocense (15h00) e uma atuação do Rancho Folclórico do Centro Cultural da Guarda (18h00), encerrando o festival com música e tradição.