
A atratividade dos territórios mede-se, cada vez mais, pela capacidade dos mesmos em trazerem novas e inovadoras respostas.
No passado sábado, foram inaugurados os Passadiços de Pindelo, uma obra fantástica, que permite exponenciar ao máximo um dos locais mais belos do nosso concelho. O sucesso desta obra é facilmente comprovado pela enorme quantidade de pessoas que têm visitado o local. Para mim, este é muito mais do que um simples investimento. Representa em primeiro lugar a visão que a Junta de Freguesia de Nogueira do Cravo e Pindelo teve, ao perceber o “diamante por lapidar” que tinha em mãos, mas representa também uma nova fase no nosso concelho, Oliveira de Azeméis, o concelho potente e pujante a nível industrial que se pode destacar noutras áreas. Falo do turismo e ambiente, onde estes passadiços já concluídos, e o Parque Urbano em vias de conclusão, exponenciarão estes setores. Poderia falar também dos Trilhos do Comandante, do Pedregulhal, local cada vez mais requisitado para a prática de desportiva e que será ainda mais potenciado com a criação da Praia Fluvial 365.
Recorrentemente alguma oposição tenta lançar a ideia de que em Oliveira de Azeméis não se investe nas freguesias. Poderia facilmente demonstrar que essa ideia é errada, citando um conjunto de investimentos, mas o limite máximo de caracteres para cada artigo torna-o difícil. Portanto, deixo este exemplo como demonstrativo da visão de coesão territorial que há para o nosso concelho.
Para sermos cada vez mais um concelho diferenciador, precisamos de autarcas com visão e vontade de trabalhar em cada freguesia. O PS iniciou este domingo, em Cucujães, a apresentação dos seus candidatos às Juntas de Freguesia. Não tenho dúvida que com todos eles continuaremos a fazer mais e melhor pelo nosso concelho.
Vasco Alves, Presidente da Juventude Socialista de Oliveira de Azeméis
