Depois da reabertura do acesso ribeirinho ao Cais do Ginjal, agendada para esta terça-feira, dia 29 de julho, a frente ribeirinha de Almada, estreia no fim de semana de 2 e 3 de agosto, um novo festival gastronómico de verão. Trata-se do “Trafaria na Brasa” e promete muita animação e peixe na grelha, entre as 17h00 e a meia-noite. Garantem-se ainda “bons momento à beira do Tejo”.

“Inspirado na rica tradição piscatória da região, o evento é um mercado de peixe ao ar livre, onde se celebra a ligação histórica da Trafaria ao mar e ao rio, mediante uma experiência gastronómica e cultural que combina autenticidade com modernidade”, anuncia a autarquia de Almada. “Em ambiente leve e descontraído”, acrescenta-se que a iniciativa pretende “promover e valorizar a história desta freguesia piscatória, potenciando a oferta gastronómica assente no peixe e no marisco”.

Trafaria
Trafaria Anabela Luís / CM Almada

Com entrada livre e uma mesa comunitária de 50 metros de comprimento, para “juntar vizinhos, famílias, amigos e quem vier por bem”, anuncia a organização, o festival “Trafaria na Brasa” vai contar com o apoio de pescadores e restaurantes, que vão servir marisco “bem fresco”, peixes grelhados no carvão e vinho a copo. Entre as opções previstaa estão sardinha assada (servida no pão), carapaus alimados, sopa de peixe e de amêijoas e até sushi e ceviche.

Nos dias 2 e 3 de agosto, a área do Passeio Ribeirinho da Trafaria vai contar ainda com variados “Sabores do mercado”, workshops, exposições e a presença de diversos artesãos e produtores. Ao longo do evento está prevista muita animação musical. Conte ainda com passeios no rio a bordo de um antigo barco de pesca da Oceanscape. A viagem custa €15.

“Sabes onde se come das melhores amêijoas do país? Na Trafaria”. A garantia é dada pelo promotor do festival, a empresa Ode Studio.

Amêijoas
Amêijoas Trafaria na Brasa

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram