Quando os primeiros cristãos começaram a marcar presença na região, a Serra d’Ossa dava pelo nome de Serra de Hossenos ou dos Hossios. Foi Monte-de-Vénus, nome que apenas mudou com a ocupação dos ermitas. Zona montanhosa, insere grande diversidade de fauna e flora, é uma região com uma história longa de milénios, moldada na cal da parede ou no barro dos oleiros. Está rodeada de aldeias e vilas ocupadas por gentes que se dedicam à boa gastronomia, produção de vinho e olaria. No território deste concelho no chamado Alentejo Central, prove-se o mel, de cor clara, o pão e o azeite que servem de base às migas, açorda e ensopado de borrego, mas também os enchidos, os bolos, os biscoitos, assim como o vinho, com a região a assumir em 2025 o estatuto de Cidade do Vinho.

Expresso

É também em 2025 que regressa uma das mais importantes festas populares da vila: Ruas Floridas, com as principais artérias de área urbana de Redondo decoradas com coloridas flores de papel. Cada rua apresenta um tema diferente, escolhido livremente pelos moradores e mantido em segredo até ao dia da saída do programa das Ruas Floridas, cujos registos escritos mais antigos remontam a 1838. Em 2025, a iniciativa está agendada para entre 2 e 10 de agosto.

Ruas Floridas Redondo
Ruas Floridas Redondo Expresso

Passadiços da Serra d’Ossa, uma imersão na natureza
Os passadiços encontram-se situados na Aldeia da Serra, num local onde a água teve um papel fundamental na subsistência dos monges eremitas, que por ali passaram, crê-se, há cerca de mil anos. Com uma extensão de cerca de 4 km e grau de dificuldade baixa/média, podem percorrer-se nos dois sentidos. A água é um elemento central do percurso, que segue ao longo da ribeira do Monte Virgem. Os passadiços da Serra d’Ossa encontram-se inseridos no trilho PR4 RDD – Eremitas da Serra d’Ossa, um percurso pedestre circular, que tem 20 km de extensão e que se cruza com os passadiços junto à igreja do Monte da Virgem.

Na Serra d'Ossa, elevação montanhosa com 653 metros de altitude, a segunda maior elevação do Alentejo depois da serra de São Mamede e que supera a de Portel, é possível encontrar diversas grutas artificiais do tempo dos monges eremitas.

Passadiços da Serra d'Ossa
Passadiços da Serra d'Ossa Expresso

Quase 400 km para pedalar
O Centro de Cycling da Serra d’Ossa disponibiliza três portas de entrada e desenvolve-se pelos concelhos de Redondo, Borba e Estremoz. Esta rede de percursos de bicicleta contabiliza 392,25 km, boa parte dos quais devidamente sinalizados. Com uma bike station em funcionamento, uma das portas de entrada localiza-se na antiga escola primária da Aldeia da Serra. Daqui partem dois percursos de BTT- XC, totalizando 81,22 km. As outras duas portas situam-se na antiga escola primária de Freixo, atual centro interpretativo, e na aldeia de Rio de Moinhos, já em Borba. Fica a sugestão de um percurso circular, com 14,13 km de extensão, com partida na Aldeia da Serra e seguindo até à Igreja da Monte Virgem, deixando à esquerda o Convento de São Paulo. Segue paralelo à serra por entre aquela que é a zona mais endógena deste local até chegar ao ponto mais alto: a Ermida de São Gens. O regresso faz-se pela outra vertente da serra, passando junto da Anta da Candeeira.

Serra d'Ossa
Serra d'Ossa Expresso

Castelo e museus
A vila de Redondo tem como principais pontos de interesse o Castelo, a Igreja Matriz dedicada à Nossa Senhora da Assunção, o Pelourinho e o Museu do Barro (Tel. 963814782), instalado no Convento de Santo António. Este museu convida a acompanhar o percurso histórico da olaria redondense, bem como apreciar e adquirir peças representativas das várias formas de trabalhar o barro. Visite o Museu Regional do Vinho (Tel. 266909100) e fique a conhecer os antigos processos de produção do vinho. Já o Castelo foi mandado construir por D. Dinis no século XIV, possivelmente sobre fortificação anterior. Atualmente conserva planos das muralhas primitivas, as portas da Ravessa e do Relógio, e restos da alcaidaria, com frestas ogivais. A torre sineira foi edificada no reinado de D. João II e foi residência dos condes Borba-Redondo. O concelho é ainda rico em arqueologia. Entre as diversas antas para visitar está a da Herdade da Candeeira, formada por blocos de xisto com câmara recoberta por laje de cobertura. Trata-se de um importante monumento pela originalidade da janela vazada num esteio, chamada popularmente “buraco da alma”. Está classificado como Monumento Nacional. Para a encontrar basta seguir a ER 381.

Castelo de Redondo
Castelo de Redondo Expresso

Terra de barro, barreiros e oleiros
Na vila de Redondo é possível encontrar olaria muito diversa. A olaria Barru Pottery (Tel. 967264678) foi criada em 2014 e representa o lançamento de Cristina Valente na cerâmica e o regresso ao ativo do oleiro Simão Rebocho, que fazia peças mais tradicionais e, mais recentemente, se reinventou. Destaca-se por adornar as peças de barro com motivos das rendas de naperon. Na Olaria Jeremias (Tel. 266909380), Prudêncio Jeremias, descendente de oleiros continua o trabalho começado há três gerações na respetiva família. Tudo começou em 1930 com o mestre oleiro Ezequiel Campainhas e, hoje, é o filho, Manuel Pirraça, que continua a arte do pai na Olaria Pirraça (Tel.965015874). A Olaria Poço Velho (Tel. 266999709) é uma das poucas que continua a recolher o barro nos barreiros locais e fazer a preparação da argila de forma tradicional, além de ter o único forno a lenha que funciona na vila de Redondo.

Olaria Jeremias
Olaria Jeremias Expresso

Vinhos com história
Fundada em 1956 por 14 viticultores, a Adega Cooperativa de Redondo foi das primeiras a ser criada e assumiu desde logo uma importância determinante no renascimento e desenvolvimento dos vinhos do Alentejo, sobretudo a partir dos anos 1980. Com marcação prévia, recebe visitas de grupos e efetua provas de vinhos (Tel. 266989100). Outro projeto para conhecer é a Herdade do Freixo. Com uma dimensão de cerca de 300 hectares de puro Alentejo, situada na aldeia do Freixo, entre a Serra d’Ossa e Évora, preserva a paisagem rural e cria vinhos de terroir. Tem na adega um projeto inovador, único na Europa, totalmente subterrânea, até 40 metros de profundidade, que não é avistada na paisagem, servindo os propósitos da vinha sem interferir no equilíbrio do ecossistema natural (Tel. 266094830). Visite a Adega da Torre (Tel. 266999772), propriedade familiar de 17 hectares, onde encontra vinhos e licores produzidos em modo biológico. Passeie pela vinha, descubra a adega e prove os vinhos da ​Herdade de São Miguel (Tel. 266988034), com 175 hectares de área.

Migas alentejanas
Migas alentejanas Expresso

Semana das Migas em 18 restaurantes
As migas alentejanas são as “estrelas” da ementa em 18 restaurantes do concelho de Redondo que destacam este prato tão alentejano até dia 17 de novembro. A “Semana das Migas”, evento gastronómico organizado pelo município, em colaboração com a restauração local, conta com a participação de 18 estabelecimentos que prometem levar à mesa este prato tão genuíno e emblemático do Alentejo, acompanhado pelas carnes e enchidos locais. Entre os restaurantes aderentes estão A Lareira, A Palmeira, A Torre, Aldeia’s Club, Joaquim dos Leitões, O Celeiro do Pinto, O Chana, O Engaço, O Ermita, Os Arcos, A Travessa, Restaurante O Pôr do Sol, Restaurante Serra D’Ossa, Restaurante Casa do Povo do Freixo, Salero, Sérgio’s, Café O Adla e Taberna do Centro. Além deste evento que já é tradição, as Ruas Floridas são outra festa que mexe com a população local e que atrai turistas. O antigo cinema da vila foi transformado num pequeno museu, Oficina das Ruas Floridas (Tel. 266289220), onde se conta a história desta forma de embelezar as ruas da vila.

O Chana do Bernardino
O Chana do Bernardino Expresso

Comida autêntica na Aldeia da Serra
N’O Chana do Bernardino (Tel. 266909214), restaurante selecionado pelo Guia Boa Cama Boa Mesa de 2024 e distinguido com Selo de Qualidade Recheio, encontra uma casa acolhedora em que os produtos locais são as estrelas. Inicie a refeição com o queijo curado de uma aldeia ali ao lado, pão alentejano e um copo de vinho. O “Fígado de coentrada”, grelhado ao momento, é imperdível. Prove as “Migas alentejanas”, com lombo entrecosto, farinheira e linguiça e a “Sopa de tomate” acompanhada de enchidos e de uma posta de bacalhau. Termine com a “Sericaia”. Outra sugestão com Selo de Qualidade Recheio, O Ermita (Tel. 266989160), restaurante situado no hotel Convento de São Paulo, na antiga Capela do Bispo, é liderado atualmente pelo chef João Couto que sugere uma ementa feita de pratos de inspiração alentejana. No serviço de vinhos está o sommelier Fábio Nico, que sugere os vinhos para uma experiência gastronómica completa. Instalado numa antiga casa senhorial no centro da vila, no restaurante A Torre (Tel. 966463396), entre vestígios de outrora, servem-se especialidades como o “Borrego Assado”, a “Sopa de Cação”, “Feijão com poejos e bacalhau” ou “Migas de espargos com lombo grelhado”.

Hotel Convento de São Paulo
Hotel Convento de São Paulo Sebastiao C.de Campos

Dormir no convento
Na Aldeia da Serra, erguido na Serra d’Ossa por ermitas, o Hotel Convento de São Paulo (Tel.266989160) está rodeado de jardins com 600 hectares arborizados, uma paisagem natural inspiradora. Património Nacional, reúne mais de 50.000 azulejos de raro valor histórico e várias fontes florentinas. Com piscinas, campos de padel e de ténis, este lugar é um convite para aproveitar o ar livre. Cafetaria, bar com sala de jogos e restaurante de cozinha tradicional alentejana, este convento dispõe de 27 quartos confortáveis para pernoitar, um apartamento T1 além de oito quartos e oito suites em nova ala só para adultos.

Serra d'Ossa (Redondo)
Serra d'Ossa (Redondo) Vinhos do Alentejo

Roteiro de Fim de Semana é uma iniciativa Boa Cama Boa Mesa, com o apoio do Recheio, que semanalmente, ao longo do ano de 2024 vai dar a conhecer os principais eventos gastronómicos, entre festivais, feiras e mostras, que promovem regiões, restaurantes e produtos locais.

Este projeto é apoiado por patrocinadores, sendo todo o conteúdo criado, editado e produzido pelo Expresso (ver código de conduta), sem interferência externa.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram

PUB:

Expresso