O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) verificou que 57% do troço de 912 metros da ribeira canalizada de Algés está em risco de “colapso” num futuro próximo, mas a Câmara de Oeiras assume apenas 50% da recuperação.
O presidente da Câmara da Penamacor, António Beites, alertou que é necessário a autarquia estudar a possibilidade de integrar um dos sistemas multimunicipais de gestão de água e saneamento.
As emissões de gases de estufa relacionadas com os Jogos Olímpicos Paris2024 foram reduzidas para metade em comparação com as edições precedentes do evento, de acordo com os dados divulgados ontem pelos organizadores.
Na Zero Desperdício "queremos contribuir para uma maior transparência e sustentabilidade da indústria têxtil e para um planeta mais equilibrado. A nossa entrada na UNA vai no sentido de contribuirmos para uma maior tomada de consciência dos valores e princípios da Carta das Nações Unidas, da Agenda
A Câmara de Cascais lançou ontem o primeiro Fundo Verde municipal do país, dotado de 3 milhões de euros, para apoiar famílias no aumento da eficiência energética e conforto térmico, que vai até 100% nos primeiros dois escalões do IRS.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, o projeto de ampliação da redes de abastecimento de água em Carreço, orçada em 1,6 milhões de euros e que vai permitir servir a totalidade da freguesia.
Isabel Barros, administradora executiva da MC e responsável pelo pelouro da Sustentabilidade, foi reconhecida como uma das 100 Chief Sustainability Officers (CSO) mais influentes da Europa. Esta nomeação coloca Isabel Barros como a única portuguesa a integrar a prestigiada lista dos CSO Awards 2025.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo anunciou um investimento de 120 mil euros, mais IVA, na substituição de 80 abrigos para passageiros nas paragens dos transportes públicos, fora do perímetro da cidade, alguns com 30 anos.
Segundo a mesma fonte, o parque eólico tem uma capacidade instalada de 69,11 MW e está localizado na Comunidade de Navarra, Espanha. A energia a ser fornecida pela Finerge à bp é equivalente ao consumo anual de mais de 34.000 lares.
Ano com três grandes reuniões mundiais sobre clima e natureza, 2024 termina sem decisões importantes mas com mais emissões de gases, mais catástrofes climáticas e, é quase certo, como o ano mais quente de sempre.
A conferência da ONU sobre desertificação que decorre em Riade termina na sexta-feira, mas ainda subsistem dúvidas sobre a forma de financiar a luta contra o problema e que tipo de protocolo deve ser aprovado.
A assinatura do contrato para a construção das infraestruturas primárias da Barragem do Pisão, no Crato, distrito de Portalegre, vai ser assinado esta quinta-feira, prevendo um investimento a rondar os 65 milhões de euros.
O buraco na camada de ozono sobre a Antártida voltou ao normal em 2024 ao começar a encerrar no início de dezembro, data mais próxima da média do que nos últimos anos, segundo dados do Copernicus.
Os governos do Reino Unido e da Suécia garantiram, através do programa BRILHO, o fornecimento de energia limpa e soluções de cozinha melhorada a três milhões de pessoas em Moçambique desde 2019.
A ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sonia Guajajara, foi ontem escolhida uma das seis personalidades globais reconhecidas com o Prémio Campeões da Terra 2024, entregue pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Portugal vai poder pescar mais de 18 mil toneladas de peixe em 2025, mais 560 toneladas do que este ano e, 32 anos depois, os portugueses poderão pescar bacalhau no Canadá, anunciou hoje o Governo.
A associação ambientalista Zero considerou preocupante o impacto na saúde e biodiversidade que ainda tem em Portugal a falta de qualidade do ar, propondo a criação de zonas sem veículos e mais transportes públicos elétricos.
O Rio Sorraia, localizado na zona do Ribatejo, vai ser alvo de intervenção em 2025, para limpeza da praga de jacintos de água e a renaturalização das margens, anunciou hoje o Ministério do Ambiente e da Energia.
A capacidade de refrigeração das cidades pela presença de árvores varia significativamente em todo o mundo, dependendo das características das espécies plantadas, da disposição urbana e das condições climáticas, aponta um estudo.
Uma nova investigação revelou que menos de um quarto das florestas tropicais remanescentes em todo o mundo pode proteger da extinção milhares de espécies ameaçadas.
Cientistas descobriram uma nova espécie de crustáceo anfípode predador numa zona profunda do oceano Pacífico conhecida como Fossa do Atacama, entre o Chile e o Peru, informou o instituto oceanográfico de Woods Hole, nos Estados Unidos.
O fenómeno meteorológico La Niña, associado a temperaturas mais baixas, poderá desenvolver-se nos próximos três meses, mas será “curto e de baixa intensidade” e insuficiente para compensar os efeitos do aquecimento global, indicou hoje a ONU.