A Câmara Municipal de Sintra e os SMAS de Sintra promovem uma nova edição do SintrAmbiente – Feira do Ambiente e Sustentabilidade, que terá lugar na Quinta da Ribafria, entre os dias 11 e 15 de junho, com entrada gratuita.
Um mapeamento dos movimentos da megafauna marinha, que seguiu mais de 12.000 animais, está a ajudar a identificar os locais onde animais como baleias, tubarões ou tartarugas precisam de maior proteção.
De acordo com investigadores australianos que instalaram armadilhas fotográficas, as catatuas-de-crista-amarela (Cacatua galerita) da zona ocidental de Sydney aprenderam a usar fontes de água com manípulo rotativo para beber.
Portugal é o terceiro país da União Europeia (UE) com menos emissões de gases com efeito de estufa, segundo um retrato estatístico publicado hoje que aponta, por outro lado, os níveis elevados de emissões de partículas finas.
O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) defendeu hoje que o tempo das intenções expirou e que o novo Governo de Luís Montenegro tem de executar, sem demoras.
O projeto internacional BluWine junta instituições de oito países para impulsionar a inovação sustentável na produção de vinho, desde a vinha, vinificação, adega ao tratamento dos resíduos, anunciou a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
No ano passado, a temperatura à superfície das águas do sudoeste do Oceano Pacífico foi a mais alta alguma vez registada, cerca de 0,48 graus Celsius acima da média de 1991 a 2020, fruto de ondas de calor marinhas “sem precedentes”, revela a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
A concentração de pólen na atmosfera vai manter-se elevada no continente durante a próxima semana e com um valor baixo nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores, segundo o Boletim Polínico hoje divulgado.
A Guiné-Bissau gera anualmente 409 toneladas de lixo plástico que acaba no mar mesmo com a lei que proíbe a produção e comercialização de sacos de plástico, segundo o Governo guineense e as Nações Unidas.
De acordo com investigadores internacionais, a gravidade das secas a nível mundial aumentou em média 40% desde 1981, provavelmente devido a um fator denominado procura evaporativa atmosférica.
O Governo da região semiautónoma chinesa de Macau anunciou hoje que o ano de 2024 voltou a atingir um recorde máximo de temperatura na cidade, que também registou um aumento nos tufões e na precipitação.
Cerca de 400 pessoas morreram e outras 1.800 ficaram feridas na passagem de seis ciclones em Moçambique nos últimos três anos, anunciou a presidente do instituto moçambicano de gestão de desastres, num debate global sobre desastres naturais.
Relatório revela que, até ao momento, dos 15,8 mil milhões de dólares anuais precisos para proteger 30% dos oceanos até 2030, apenas foram investidos 1,2 mil milhões, ou seja, menos de 10% do total necessário.
Até agora, a ideia dominante era que os gatos teriam começado a conviver com agricultores no Crescente Fértil, há cerca de 10 000 anos, atraídos pelos roedores que infestavam os celeiros neolíticos. Esta tese baseava-se sobretudo num sepultamento no Chipre, onde um gato foi enterrado junto a um huma
A Comissão Europeia pretende apresentar até 2027 uma Lei dos Oceanos, medida incluída no Pacto para os Oceanos, hoje adotado para proteger habitats e que prevê medidas para as regiões ultraperiféricas (RUP), como os Açores e Madeira.
O Conselho da União Europeia (UE) aprovou hoje a redução do estatuto de proteção dos lobos, abrindo a possibilidade de a espécie voltar a ser caçada, mas Portugal anunciou que irá manter a classificação de estritamente protegido.
Em Portugal, a iniciativa está a ser implementada desde 2022 e, até à data, foram recolhidos de hospitais, mais de 550 dispositivos de monitorização para reciclagem, que de outra forma teriam como destino o lixo.
Embora seja necessária mais investigação, uma equipa de investigadores afirma ter descoberto que a exposição a cães, em particular, interagiu com uma variante de risco genético que afeta a resposta imunitária nas células da pele humana - essencialmente proporcionando um efeito protetor ao suprimir a
O Pátio da Água, que resulta de uma parceria da EPAL com a Câmara Municipal de Lisboa e a Lisboa E-NOVA, reabre as suas portas hoje, 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, com uma agenda repleta de eventos que prometem animar o verão lisboeta. A programação inclui concertos, workshops de culinária, Pr