A falta de mão de obra na apanha da cereja do Fundão tem feito com que a dança entre corpos que colhem o rubro fruto nos pomares e árvores seja protagonizada por um número cada vez maior de imigrantes.
De 19 a 22 de junho de 2025, Sesimbra volta a vibrar com a 3ª edição do Festival ÍCAROS — o primeiro festival de música medicina em Portugal. Esta edição traz a estreia de Alonso del Río, músico visionário, guardião de saberes ancestrais e uma das figuras mais respeitadas da música medicina na Améri
A crescente produção de eletricidade a partir de fontes renováveis está a contribuir de forma decisiva para reduzir os preços da energia em Portugal e reforçar a competitividade da economia, afirmou o presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
Os quatro ativistas climáticos detidos no domingo em Lisboa durante a ação popular “Parar os Aviões” vão hoje a tribunal às 13:30, revelou o movimento Climáximo que organizou o protesto junto ao Aeroporto Humberto Delgado.
Se o aquecimento global for limitado a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, pelo menos 54% da massa dos glaciares não polares poderá ser preservada, mais do dobro de um cenário de mais 2,7°C, apontou um estudo.
Na década de 1970, quando o interesse do público pelos oceanos e pelo que neles vive estava a ganhar velocidade, Mary Elizabeth Livingston licenciou-se em Zoologia e Oceanografia antes de aceitar um lugar de doutoramento na Nova Zelândia para estudar peixes chatos. As oportunidades de carreiras nas
A época balnear deste ano, que arranca oficialmente no domingo, vai ter mais 10 praias vigiadas, num total de 605, adiantou o Governo, que apelou à população para que cumpra as orientações de segurança.
Deslizamentos de terra e inundações repentinas provocados por dias de chuvas de monção no nordeste da Índia mataram pelo menos 22 pessoas, informaram as autoridades locais.
Mais de 70 organizações não-governamentais (ONG’s) de todo o país debateram ontem em Constância a estratégia “Água que Une”, anunciada pelo governo, tendo aprovado os pressupostos do documento, mas criticado a “inversão” das prioridades de investimento até 2040.
O dispositivo de combate a incêndios rurais voltou ontem a ser reforçado, pela segunda vez este ano, passando a estar no terreno em permanência 9.745 operacionais e 65 meios aéreos, número que aumentará ao longo do mês.
Outrora parte da biodiversidade do país, os quebra-ossos (Gypaetus barbatus) desapareceram da Bulgária há mais de 50 anos, com o último avistamento registado em 1972.
As populações de coelho-bravo diminuíram 17,6% entre 2009 e 2022 em todo o território de Portugal e nas regiões da Andaluzia, Castela-Mancha e Extremadura, em Espanha, indica o primeiro censo ibérico deste mamífero divulgado hoje.
Os investigadores construíram uma arena do tamanho de um rinque de gelo na Zâmbia para aprenderem mais sobre a forma como os mosquitos escolhem as suas vítimas
Um jovem casal criou uma horta biológica e uma página no Instagram onde partilha o dia a dia do projeto há cinco anos. José Rolão, que não tem qualquer formação na agricultura, explicou à Green Savers como tudo começou e deixa dicas de horta e partilha dos afazeres da mesma.
A subida da temperatura no Ártico está a fazer com que as fêmeas dos esquilos Urocitellus parryii acordem mais cedo da hibernação. As incógnitas são muitas e os cientistas desconhecem ainda como é que isso pode afetar o futuro da espécie.
A mudança para uma economia de baixo carbono depende de inovações tecnológicas, mas é preciso uma abordagem equilibrada para a sua integração nas práticas de sustentabilidade.
Criada e gerida por pessoas da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a HortaFCUL pretende sensibilizar e difundir a prática da permacultura como solução para muitos dos problemas ecológicos, sociais e económicos que o mundo atravessa.
Em 2020, o corpo de uma loba foi encontrado numa ilha no Alasca e análises revelaram que o seu fígado e rins continham grandes concentrações de mercúrio. A descoberta lançou uma equipa de cientistas numa demanda para tentarem perceber o que poderá ter acontecido.
Análise divulgada pelo Observatório do Conflito e Ambiente (CEOBS) avisa que o aumento dos investimentos militares pode ser acompanhado por um aumento das emissões e pela erosão dos esforços para combater as crises planetárias.
Se a atual tendência de aquecimento se mantiver, os cientistas dizem que os glaciares do planeta poderão perder 76% da sua atual massa, o que resultaria num aumento de 23 centímetros do nível médio global do mar.