Melhorar as redes de abastecimento de água e de saneamento na freguesia de Azeitão tem sido uma prioridade dos Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS), desde a sua reativação em dezembro de 2022. As obras, de requalificação e de prolongamento das redes, comprovam isso mesmo. Até ao final deste ano
A associação Frente Cívica disse hoje ter pedido ao primeiro-ministro, Luís Montenegro, que o Governo cobre uma indemnização à REN – Redes Energéticas Nacionais pelos prejuízos causados pelo apagão de 28 de abril.
O Plano Estratégico de Reabilitação de Linhas de Água do Concelho de Pombal, no distrito de Leiria, prevê um investimento de 21 milhões de euros para um horizonte temporal de 16 anos, foi hoje anunciado.
Organizações não-governamentais dizem que fim da moratória é precipitado e que deveria ser mantida por mais tempo para as populações da espécie recuperarem devidamente. Contudo, o ICNF considera que é possível evitar novos declínios com um “modelo de exploração adaptativo”.
O período de candidaturas a um apoio global de 1,9 milhões de euros para os detentores de ovinos, com quebras de rendimento inferiores a 30% devido à doença da língua azul, termina hoje.
A Lipor e 27 entidades criaram "uma comunidade energética" do Norte que permitirá uma "utilização mais eficiente" da energia renovável produzida pela queima de resíduos, garantindo estabilidade tarifária, redução de custos e um "modelo sustentável de gestão de recursos".
O Presidente brasileiro recebe hoje o homólogo angolano, no segundo dia da visita de João Lourenço ao Brasil, num dia que será marcado pela assinatura de acordos nos setores agropecuário e energia.
Com grandes olhos vem uma grande visão. Poderíamos pensar que assim era, mas a realidade é bem diferente. Apesar de terem olhos do tamanho de laranjas, as baleias-de-bossa (Megaptera novaeangliae) parecem sofrer de uma espécie de miopia.
O projeto da Mina da Lagoa Salgada, para exploração de cobre, chumbo e zinco nos concelhos de Grândola e Alcácer do Sal, representa um perigo para os recursos hídricos deste território, alertaram hoje ambientalistas e agricultores.
Um pequeno grupo de fósseis com 85 milhões de anos, incluindo o emblema fóssil oficial da Colúmbia Britânica, foi descrito como um novo tipo de monstro marinho.
A Câmara Municipal de Paredes avançou com a construção da rede de saneamento, na cidade de Gandra, em Vilarinho de Cima, numa primeira fase entre a Rua da Cassil e a Rua da Costa 3. A empreitada de construção foi adjudicada por 542 748,54 euros, acrescidos de IVA, e o prazo de execução de 180 dias.
Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e Açores estão hoje e no fim de semana em risco muito elevado e elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Se a mais recente descoberta sobre peixes-palhaços fosse integrada numa nova versão do filme que os catapultou para a fama, encontrar o Nemo talvez fosse ainda mais difícil.
Investigadores concluíram que um parque de energia de ondas em Esposende, Braga, podia proteger a costa da erosão, devido à diminuição da agitação marítima, e sugerem a replicação da análise noutros pontos do país.
Uma nova classe de materiais nanoestruturados é capaz de extrair água do ar, retê-la em poros e libertá-la em superfícies sem necessidade de energia externa, de acordo com um estudo.
A REN – Redes Energéticas Nacionais solicitou o adiamento da entrega do relatório sobre o pagão de 28 de abril, tendo a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) alargado o prazo por mais 10 dias.
Os países latino-americanos foram ontem excluídos da lista de “alto risco” da Comissão Europeia de países cujas exportações para a União Europeia (UE) de produtos como cacau, café, óleo de palma ou madeira podem provocar desflorestação na origem.
Está em curso o projeto “Ammonia as a X-Power enabler for stationary power facilities deCarbonization through Direct Combustion”, uma iniciativa inovadora que pretende transformar o paradigma da produção de energia estacionária através da utilização da amónia (NH₃) como combustível limpo, sustentáve
Meio milhão de pardais e estorninhos estão empoleirados no complexo de zonas húmidas de Rotopiko, em Waikato, e os investigadores descobriram uma forma invulgar de os manter afastados.
Em 2025, as praias de Matosinhos e Vila do Conde voltam a hastear bandeiras que comprovam a qualidade das zonas balneares. A gestão de saneamento, assegurada pela INDAQUA nestes municípios, constitui um dos fatores determinantes para a qualidade da água balnear.
São Tomé e Príncipe lançou hoje o seu primeiro Fundo Fiduciário, denominado Ecotela, e quer angariar 1,5 milhões de euros até 2027 para financiamento sustentável à conservação da biodiversidade e combate às alterações climáticas no arquipélago.