A Direção-Geral da Saúde (DGS) alertou para a passagem em Portugal Continental, durante o dia de hoje, de uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África que transporta poeiras em suspensão, prejudicando a qualidade do ar.
O Governo aprovou mais 40 Operações Integradas de Gestão da Paisagem (OIGP), num investimento total de 120 milhões de euros, também com apoios do Fundo Ambiental, para reforçar a prevenção de incêndios rurais, refere-se num despacho já publicado.
Os trabalhadores da limpeza urbana dos municípios de Lisboa e Oeiras e da Resinorte, que abrange dezenas de autarquias da região Norte, vão estar em greve nos dias 26 e 27, reivindicando aumentos de salários.
A Comissão Europeia adotou hoje um regulamento que introduz um rótulo de emissões para voos, de modo a calcular de maneira “clara e fiável” a propagação de gases com efeito de estufa.
Um novo material para armazenamento de dados de alta densidade pode ser apagado e reciclado de uma forma mais eficiente e sustentável, constituindo uma potencial alternativa às unidades de disco rígido, às unidades de estado sólido e à memória flash no futuro.
Um novo estudo revela que os corais têm de estar a poucos metros uns dos outros para se reproduzirem com sucesso, o que os torna vulneráveis num mundo em aquecimento.
O objetivo é alertar também para a urgência de agir, de modo a cumprir as metas de reciclagem propostas para 2025 e reduzir o volume de embalagens que vão parar a aterro.
A Câmara de Lisboa aprovou hoje um investimento de 19,26 milhões de euros para o projeto de reabilitação da Tapada das Necessidades, a executar pela Associação de Turismo de Lisboa, até 2028, com financiamento do Fundo de Desenvolvimento Turístico.
O ciclone tropical Chido matou 45 pessoas e afetou 181 mil nas províncias de Cabo Delgado, Niassa e Nampula, norte de Moçambique, segundo um novo balanço do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) divulgado hoje.
A Aquapor, através da sua empresa Luságua, recolheu entre junho do ano passado e março deste ano 4,5 toneladas de redes de pesca dos portos do Algarve, que encaminhou para serem valorizadas e reaproveitadas na produção têxtil.
A Figueira da Austrália, que faz parte do património vivo dos Jardins da Quinta das Lágrimas, em Santa Clara, Coimbra, foi eleita Árvore do Ano em Portugal, anunciou ontem a União da Floresta Mediterrânica (UNAC).
A exposição cumulativa à poluição atmosférica ao longo de vários anos está associada a um risco acrescido de internamento hospitalar por doenças mentais/comportamentais e físicas, revela um estudo escocês publicado na revista BMJ Open, alertando que são necessárias restrições ambientais mais rigoros
A Câmara Municipal de Lisboa e a Águas do Tejo Atlântico assinaram ontem contrato para o fornecimento de água para reutilização, com o objetivo de promover a eficiência hídrica na cidade e reforçar a sustentabilidade do território.
A Assembleia Municipal do Porto aprovou, por maioria e com criticas do BE e da CDU, o Plano de Ação de Ruído, que pretende investir 1,7 milhões de euros em medidas para minimizar a sobre-exposição da população até 2029.
Os municípios estão obrigados à recolha seletiva de têxteis, resíduos perigosos e mobiliário a partir de 01 de janeiro, numa altura em que Portugal continua longe das metas europeias e a depositar grande parte do lixo urbano em aterros.
Os agricultores do Baixo Alentejo criticam a possibilidade de abastecimento de água ao Algarve através do Alqueva, que está em estudo, e defendem medidas do Governo para aumentar o volume de armazenamento da albufeira alentejana.
A Associação Madeira Friends, que integra a comunidade de nómadas digitais e estrangeiros na região, vai reflorestar uma área de 10.000 metros quadrados, no Palheiro Ferreiro, no Funchal, no âmbito de um protocolo celebrado com o Governo Regional.
O PSD recomendou ontem ao Governo que acelere o funcionamento das comissões de acompanhamento para os projetos de exploração de lítio nas minas do Barroso e do Romano, e assegure informação regular e mecanismos de compensação às populações.
Especialistas do Laboratório Associado TERRA alertam para os riscos da urbanização descontrolada e para os impactos negativos da má gestão dos solos em Portugal.
Investigadores modificaram os peptídeos da tarântula brasileira e do caranguejo-ferradura japonês e descobriram que podem matar amostras de células de melanoma derivadas de um modelo de cancro em ratos que são resistentes a outras terapias contra o cancro.
A sobrevivência a longo prazo das cacatuas-pretas-de-Carnaby está a ser afetada pelas alterações climáticas, com a investigação a sugerir que a secura e o aquecimento do sudoeste da Austrália Ocidental poderão levar a uma maior redução da área de distribuição da espécie.