
É na Igreja Matriz de São Jorge que termina o ciclo de concertos 'Barroco a Norte'. O espectáculo será protagonizada pelo Funchal Baroque Ensemble & Gregório Rojas, no sábado, dia 12 de Abril, pelas 19 horas, sendo de entrada livre.
A inciativa está a cargo da Associação Orquestra Clássica da Madeira e pretende garantir um acesso democrático e de livre fruição à música erudita para população e todos quantos visitam a Região. O concerto deste sábado será uma homenagem a Johann Sebastian Bach, sob o tema 'A Espiritualidade na Música Instrumental', cujo repertório, num contexto de celebração quaresmal convida a uma escuta atenta e reflexiva, permitindo encontrar na riqueza harmónica e melódica de Bach um caminho de elevação espiritual e de transcendência.
O Secretário Regional de Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, refere que a edição de 2025 deste ciclo musical tem sido marcada pela grande afluência de público ao longo dos concertos já realizados. “O Barroco a Norte tem revelado uma demonstração clara da excelência dos intérpretes e da qualidade dos programas apresentados, com atuações que cativaram o público. Realizado fora dos grandes centros urbanos, o evento destacou-se pela sua energia e pelo firme compromisso com a descentralização cultural, garantindo um acesso equitativo a propostas culturais de elevado nível. Esta iniciativa sublinha a importância de tornar a cultura acessível a toda a população da Região, valorizando a diversidade e enriquecendo o panorama cultural dos seus participantes."