
A interação entre os presidentes dos Estados Unidos da América e da Ucrânia, esta tarde, na Sala Oval da Casa Branca, levou ao desespero da embaixadora ucraniana em Washington DC. De semblante pesado, Oksana Markarova foi vista a levar as mãos à cara.
As imagens estão a ser divulgadas nas redes sociais e mostram a reação da embaixadora perante a acesa discussão entre Donald Trump e Volodymyr Zelensky.
Os chefes de Estado ucraniano e norte-americano tiveram, esta sexta-feira, uma conversa sob extrema tensão, diante da imprensa, em plena Casa Branca.
Donald Trump e o vice-presidente JD Vance acusaram o líder ucraniano de ser "desrespeitoso" para com os norte-americanos e atiraram que Volodymyr Zelensky deveria estar “grato” pela ajuda que recebeu dos Estados Unidos. Zelensky procurava defender-se, sem que Trump e Vance o deixassem fazê-lo.
Enquanto discutiam um eventual acordo para a paz, o líder ucraniano garantiu que a Ucrânia "não fará concessões a um assassino", referindo-se ao presidente da Rússia, Vladimir Putin.
Donald Trump tem garantido que um acordo para pôr fim à guerra em território ucraniano está para breve, tendo, recentemente, mostrado uma crescente aproximação ao líder da Rússia e um afastamento do presidente da Ucrânia, a quem chamou um "ditador sem eleições".
O presidente dos Estados Unidos exigiu também, recentemente, à Ucrânia acesso aos minerais raros do país, como compensação pelo apoio dado pelos norte-americanos aos ucranianos durante o conflito.