
Achava que o sol tinha vindo para ficar? Enganou-se. A chuva e vento fortes estão de volta até sábado e a 'culpada' é a depressão Nuria. Para a Madeira, onde são esperados ventos de 100 km/h, já foram emitidos avisos para vento, precipitação e agitação marítima.
Os próximos dias serão de chuva e vento fortes, sobretudo na sexta-feira em Portugal Continental e na quinta-feira na Madeira.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), até sábado, prevêem-se períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, em Portugal Continental.
Nos pontos mais altos da Serra da Estrela, a precipitação deverá ocorrer sob forma de neve, mas sem "acumulação significativa".
O vento vai 'soprar forte' no litoral e nas terras altas. As rajadas podem chegar aos 70 km/h a partir de quinta-feira à noite.
"A esta depressão está associada uma superfície frontal fria e diversas linhas de instabilidade que condicionarão o estado do tempo em Portugal continental", especifica o IPMA.
Nuria, que vai ser a primeira grande tempestade de abril, foi o nome atribuído pela Agência Estatal de Meteorologia Espanhola (AEMET), instituto de meteorologia espanhol.
Alertas na Madeira e Açores
Já o arquipélago da Madeira será afetado pela depressão na quinta-feira. O vento pode chegar aos 100 km/h e poderá nevar nos pontos mais altos. Prevê-se ainda um aumento da agitação marítima, com ondas de 4,5 metros.
Nesse sentido, foram emitidos avisos amarelos para vento, precipitação e agitação marítima na quinta-feira.
A capitania do Porto do Funchal deixa alguns recomendações à comunidade marítima e à população em geral.
Entre as sugestões estão o reforço da amarração e vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas, evitar os passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima e não praticar pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas.
O arquipélago dos Açores, com exceção para o grupo Ocidental, estará igualmente sob aviso amarelo, entre quarta-feira à tarde e quinta-feira de manhã, devido ao vento e agitação marítima.