
As análises do Papa Francisco mostram uma “ligeira melhoria”, informou o Vaticano no habitual boletim ao final da tarde.
“O quadro clínico do Santo Padre é estável. As análises ao sangue mostram uma ligeira melhoria, particularmente na parte inflamatória”, lê-se na nota.
O Vaticano revela ainda que, depois do pequeno-almoço, “o Papa leu alguns jornais e depois dedicou-se a atividades de trabalho com os seus colaboradores mais próximos”.
Recorde-se que Francisco está internado desde sexta-feira com problemas respiratórios, que evoluíram para uma pneumonia bilateral.
Esta quarta-feira, o chefe da Igreja Católica recebeu a visita da primeira-ministra italiana. Giorgia Meloni informou, depois do encontro, que Francisco está “alerta ” e que não perdeu o “sentido de humor”.
À Reuters, fonte do Vaticano que não quis ser identificada revelou ainda que o Papa não necessita de ventilador para respirar e que até já se levantou da cama.
Apesar das ligeiras melhorias, com 88 anos e a saúde cada vez mais frágil, sobretudo devido a problemas pulmonares, que não são de agora, o líder da Igreja Católica tem estado a 'fechar pendentes' e prepara nomeações para cargos importantes que garantam a proteção do seu legado.
Passado de doenças do Papa Francisco
Com 21 anos, Francisco removeu parte de um pulmão após uma infeção pulmonar.
Aos 88 anos, Jorge Mario Bergoglio, nome de nascimento, usa cadeira de rodas, andarilho ou bengala por causa de problemas nos joelhos e sofre de dores no nervo ciático. As constipações e gripes têm sido recorrentes.
Em 2021, foi-lhe removido um pedaço (33 centímetros) do cólon e, em 2023, foi submetido a outra cirurgia para remover tecido cicatricial intestinal e reparar uma hérnia abdominal.
Quando teve um caso grave de pneumonia, em 2023, saiu do hospital ao fim de três dias e só depois reconheceu que tinha sido internado de urgência depois de se sentir fraco e com uma dor aguda no peito.