A APCA - Agência de Promoção da Cultura Atlântica divulgou esta manhã os resultados da 'open call' 'Atlânticos - Media Arte'. Foram selecionados seis artistas — três madeirenses e três açorianos — que desenvolverão os seus projectos no arquipélago onde não residem.

Pela Madeira, os artistas seleccionados são Ana Margarida Menezes, Anna Jiskrova e Flávio Joaquim.

Esta 'open call' desafiou artistas madeirenses e açorianos, das áreas da instalação, filme/vídeo, fotografia, multimédia, som, arte digital e/ou interatividade, a explorarem os conceitos de “ilha” e “desconhecido” através de obras de arte que revelem perspectivas inéditas sobre os arquipélagos da Madeira e dos Açores. O objectivo passa por promover novas leituras artísticas da realidade insular.

Inserida no âmbito das comemorações do centenário da publicação de 'As Ilhas Desconhecidas', de Raúl Brandão, a iniciativa procurou receber propostas que abordassem as temáticas da ilha, do desconhecido e das periferias, incentivando novas narrativas e estimulando a criação e a investigação artística contemporânea, assim como o intercâmbio entre artistas dos dois arquipélagos.

'Atlânticos - Media Arte' proporciona uma residência artística em junho de 2025, durante a qual os artistas desenvolverão os seus projetos no território insular oposto ao da sua residência habitual. As obras serão apresentadas pela primeira vez numa exposição colectiva no Teatro Municipal Baltazar Dias, em outubro de 2025.

Resultados disponíveis no site da APCA: www.apca-madeira.org.