
A Apple lançou esta quarta-feira um novo smartphone: o iPhone 16e. A quarta geração do modelo mais económica da Apple, até agora conhecido como iPhone SE, vai competir com os populares smartphones Android, numa altura em que os fabricantes de produtos eletrónicos correm para implementar ferramentas de inteligência artificial (IA) nos dispositivos.
Neste novo modelo, a Apple disponibiliza funcionalidades da Apple Intelligence, um sistema de inteligência pessoal que ajuda a escrever, a expressar ideias e a editar fotografias com maior facilidade. Por exemplo, de acordo com o site da marca, vai ser possível fazer gravações e transcrições de áudio a partir da aplicação Notas ou no Telefone. Podem ainda ser gerados resumos a partir das transcrições.
Para os amantes de fotografias, a Apple promete imagens "altíssima resolução" ao integrar um sistema de câmara 2 em 1 com 48 MP, com uma resolução quatro vezes superior aos modelos anteriores. A nova câmara também permite gravar vídeos em 4K em Dolby Vision.
No que diz respeito à bateria, a empresa norte-americana assegura que o iPhone 16e tem até mais 12 horas de autonomia em comparação com os modelos SE anteriores e mais 6 horas por dia que o iPhone 11.
Em Portugal, o iPhone 16e poderá ser reservado a partir das 13:00 horas desta sexta-feira, dia 21, e estará disponível para compra na semana seguinte, dia 28. O preço começa nos 739 euros, menos 250 euros que o modelo básico do iPhone 16, lançado em setembro passado.
O novo modelo só estará disponível nas cores preto e branco, com diferentes opções de armazenamento. A versão de 128 GB custa 739 euros, a de 256 GB custa 869 euros e a de 512 GB chega aos 1.119 euros.
O 16e apresenta um design em alumínio com a traseira em vidro e incluiu um botão de "Ação" personalizável, para o qual o utilizador pode definir funções conforme as suas preferências. Por exemplo, é possível configurar o botão para ligar ou desligar a lanterna ou aceder rapidamente à câmara.
Tal como os mais recentes lançamentos da Apple, este iPhone tem uma entrada USB-C, respeitando o novo padrão universal adotado na União Europeia a partir de 28 de dezembro de 2024.
De acordo com a Reuters, no final do mês de janeiro, a Apple previu um grande crescimento de vendas. A gigante tecnológica antecipa uma recuperação nas vendas de iPhones à medida que for implementando as funcionalidades de inteligência artificial para mais regiões e idiomas, nos próximos meses. Os analistas mostram-se, no entanto, mais conservadores em relação às prospeções da empresa.