
A Audi pode estar a planear vender a icónica empresa de design, a Italdesign, e os sindicatos já expressam a preocupação com a segurança no emprego e perspetivas futuras.
A Italdesign foi criada em m 1968 por Giorgetto Giugiaro e Aldo Mantovani, e em 2010, a Audi adquiriu uma participação maioritária na empresa, e segundo avança o italiano “Corriere Torino”, o grupo germânico VW procura potenciais interessados na empresa que navega na desafiadora transição para a mobilidade elétrica e enfrenta pressões significativas do mercado automóvel.
A notícia avançada inicialmente pelo “Corriere Torino”, indica que os sindicatos já foram informados sobre possíveis movimentações do grupo VW, do qual a Audi faz parte. Um processo para avaliar a potencial venda, terá sido colocado em marcha, para perceber de potências interessados na empresa.
A Italdesign, localizada em Moncalieri, Turim, Itália, emprega aproximadamente 1.300 trabalhadores e tem uma longa história de design de modelos icónicos como o VW Golf, o Alfa Romeo 159, o Fiat Panda e o Grande Punto. No entanto, há preocupações de que novos proprietários possam deslocar a marca para longe de Turim, colocando em risco o futuro de uma empresa que faz parte da história automóvel italiana.