
Autoridade Marítima aconselhou esta quinta-feira a população a adotar "comportamentos de segurança" na ida à praia durante este fim de semana alargado.
Em comunicado, a Autoridade Marítima lembra que as previsões meteorológicas apontam para um fim de semana prolongado com "bom tempo e temperaturas elevadas", recomendando "comportamentos de segurança numa eventual ida à praia ou zonas costeiras, evitando expor-se desnecessariamente ao risco".
Atenção: mar ainda é de inverno
A AMN alerta que é importante ter em conta que "o mar ainda é um mar de inverno e apresenta um risco elevado devido aos efeitos da agitação marítima".
Por outro lado, avisa que a morfologia alterada pelo efeito da ondulação forte que se verifica normalmente neste período do ano, cria nas praias "zonas de fundões, declives acentuados, remoinhos e agueiros que não se encontram sinalizados nesta altura do ano".
"Alerta-se que a maioria das praias portuguesas não se encontram vigiadas nesta altura do ano, isto é, não têm o dispositivo de segurança balnear, e a resposta a uma situação de socorro poderá ser demorada", sublinha a AMN.
As recomendações para quem for à praia
A autoridade marítima dá em seguida uma série de recomendações, como vigiar permanentemente as crianças e não permitir que se afastem, mantendo-as sempre próximas de um adulto ou evitar comportamentos de risco, não virando as costas ao mar e oferecendo sempre uma distância de segurança em relação à linha de água, evitando ser surpreendido por uma onda.
Esta entidade também pede que seja respeitada a sinalização das praias e as indicações dos nadadores-salvadores, dos agentes da autoridade e dos elementos que reforçam a vigilância nas praias e, caso se testemunhe uma situação de perigo dentro de água, "não entrar e pedir ajuda através do 112".
Com Lusa