O jurista Carlos Moreira é a nova escolha do Governo para diretor do Estabelecimento Prisional (EP) de Vale de Judeus, anuncia o Ministério da Justiça, em comunicado. Segundo o mesmo, trata-se de um "jurista experiente na gestão e liderança de estabelecimentos prisionais".
A nomeação para a prisão – da qual cinco reclusos escaparam a 7 de setembro –, é feita por um período de três anos, com possibilidade de até ao máximo de três renovações. Carlos Moreira “inicia funções no próximo dia 23 de setembro [segunda-feira]”.
“A Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Maria Clara Figueiredo, deu acolhimento aos fundamentos contidos na proposta da Diretora-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (em substituição)”, lê-se.
Carlos Moreira é licenciado em Direito e Mestre em Direito e Segurança e “transita da direção do EP da Carregueira”, na qual desempenhava funções desde 2022. Além disso, “dirigiu o EP do Linhó, o EP de Pinheiro da Cruz e o EP de Olhão”.
De acordo com a nota enviada às redações, este ainda desempenhou “funções na Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) e como jurista nos EP de Caixas e do Linhó”.