O deputado do Juntos Pelo Povo (JPP) na Assembleia Legislativa da Madeira Miguel Ganança vai encabeçar a candidatura no município de Câmara de Lobos, que sempre foi governado pelo PSD, nas autárquicas de outubro, anunciou o partido.

Miguel Angelo Andrade Ganança foi eleito deputado regional nas eleições de 2024 e reeleito nas antecipadas deste ano, quando o JPP se tornou o maior partido da oposição da Madeira, ocupando agora 11 dos 47 lugares no hemiciclo.

Nascido em 23 de março de 1973 (52 anos) neste concelho contíguo a oeste do Funchal, o candidato é licenciado em ensino de Biologia e Geologia pela Universidade de Évora e foi também dirigente do Sindicato dos Professores da Madeira.

Miguel Ganança diz ter "uma visão renovadora e transformadora, centrada nas pessoas e com propostas claras para um concelho mais justo, próximo e com futuro".

O cabeça de lista do JPP aponta cinco eixos prioritários: juventude e habitação; apoio digno aos idosos do concelho; economia local com identidade e equilíbrio; território cuidado, planeado e pensado para as pessoas, além de uma câmara próxima, eficiente e transparente.

"Num tempo em que a política parece distante, propomos ação, escuta e serviço verdadeira", declara, considerando que "Câmara de Lobos tem futuro" que pode ser construído com "confiança, trabalho e uma autarquia ao serviço de todos".

O município de Câmara de Lobos foi sempre governado por uma maioria absoluta do PSD, sendo a atual vereação composta por seis elementos sociais-democratas e um socialista.

O concelho é o segundo mais populoso da Região Autónoma da Madeira, onde residem mais de 33 mil pessoas, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística, sendo constituído pelas freguesias de Câmara de Lobos, Estreito de Câmara de Lobos, Curral das Freiras, Quinta Grande e Jardim da Serra, abrangendo uma área estimada em 52 quilómetros quadrados.

Para o município de Câmara de Lobos foram também já anunciadas as candidaturas de Celso Bettencourt (PSD), Humberto Faria (IL) e Hugo Nunes (Chega).

Nas últimas autárquicas, em 26 de setembro de 2021, a coligação PSD/CDS-PP venceu em três dos 11 concelhos da Madeira: Funchal, São Vicente e Porto Santo.

O PSD, isolado, venceu em Câmara de Lobos e Calheta, enquanto o CDS-PP ganhou em Santana.

O PS conquistou a maioria em Porto Moniz, Machico e Ponta do Sol, enquanto o JPP manteve a presidência em Santa Cruz.

Na Ribeira Brava venceu o movimento Ribeira Brava Primeiro, com uma lista que recebeu o apoio de sociais-democratas e centristas.

As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro.