A Diáspora Jovem vai lançar o podcast "LUSO LAB – Histórias de Talento Português Além-Fronteiras". Durão Barroso é o primeiro convidado. No episódio, fala sobre o papel de Portugal na política global e sugere que seria um país "quase perfeito" se tivesse a "organização metódica suíça".

"Se conseguíssemos combinar o 'desenrascanço' português com a organização metódica suíça, éramos um país quase perfeito", afirma Durão Barroso, no primeiro episódio do podcast.

José Manuel Durão Barroso, presidente da Mesa do Conselho da Diáspora Portuguesa e presidente executivo do GAVI (Vaccine Alliance) partilha, na conversa, reflexões sobre o talento português e aborda o papel de Portugal na política global, o impacto da União Europeia nas economias nacionais e o envolvimento dos jovens em questões geopolíticas e financeiras.

Durão Barroso foi também primeiro-ministro e presidente da Comissão Europeia.

O"LUSO LAB – Histórias de Talento Português Além-Fronteiras" foi criado para partilhar histórias "de sucesso e aprendizagens" de portugueses no estrangeiro.

“A ideia é destacar o talento português além-fronteiras, promover o diálogo intergeracional, inspirar as novas gerações e, em simultâneo, mostrar o que de melhor se faz no país, e que pode ser exportado para o mundo”, diz Daniel Guedelha, membro da Equipa Core da Diáspora Jovem, em comunicado.

O podcast pretende também estabelecer um espaço de diálogo entre jovens em início de carreira e líderes experientes, explorando temas "relevantes e diversificados".

Primeira temporada do LUSO LAB

A primeira temporada conta com a participação de "sete personalidades de relevo", que terão conversas informais, indica a Diáspora Jovem, numa nota enviada às redações.

Os convidados serão de áreas diversas, como a saúde, inovação, sustentabilidade, educação, liderança e geopolítica.

Ricardo Baptista Leite, médico e CEO da Health AI, participa com o tema “Saúde e Inovação”.

Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa, fala sobre os progressos na Educação.

Já sobre os temas liderança e ESG (Environmental, Social and Governance), o convidado é António Calçada de Sá, presidente da direção do Conselho da Diáspora Portuguesa e vice-presidente da Fundação Repsol.

As conversas são conduzidas por Jovens Conselheiros da Diáspora Jovem. Entre eles estão engenheiros aeronáuticos, cientistas, investigadores e gestores a trabalhar em diferentes continentes.

O primeiro episódio é publicado no final de janeiro e os seguintes até ao final de abril nas plataformas de streaming do Conselho.

Diáspora Jovem

A Diáspora Jovem foi criada por indicação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e é promovida pelo Conselho da Diáspora Portuguesa (CDP), uma associação privada sem fins lucrativos.

Atualmente, reúne jovens portugueses que moram no estrangeiro e que colaboram em projetos do Conselho da Diáspora Portuguesa

O Conselho da Diáspora Portuguesa é composto por 16 Jovens Conselheiros.

Os membros da iniciativa são o "produto da educação, cultura e experiência de trabalho em Portugal", refere Maria Monteiro, diretora de Gestão de Produto da UBS na Suíça e Jovem Conselheira da Diáspora Jovem.

"Trabalhamos fora, mas continuamos a representar o nosso país além-fronteiras”.

Em 2019, o CDP foi reconhecido pelo Estado com o estatuto de Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD).