É falso que Cristiano Ronaldo tenha vindo a Portugal para participar nas cerimónias fúnebres dos futebolistas Diogo Jota e André Silva. Os vídeos e as fotos partilhados nas redes são imagens de arquivo.

Alegação: vídeos de última hora mostram a vinda de Ronaldo a Portugal para participar no funeral de Diogo Jota +++

Um vídeo partilhado no perfil do Facebook de um adepto do Real Madrid oriundo de El Salvador, já com mais de 1 milhão de visualizações, alega mostrar a chegada de Cristiano Ronaldo a Portugal para participar no funeral dos futebolistas Diogo Jota e André Silva, que morreram num acidente rodoviário em Espanha na última quinta-feira

As imagens mostram Ronaldo a sair de um autocarro, a entrar num edifício envidraçado e a passar nos detetores de raio-X habitualmente instalados em aeroportos. Mostram, também, alguns elementos fardados e elementos da segurança, sem que seja imediatamente claro a que forças de segurança pertencem (https://archive.ph/7VXfj ).

Circulam também outras fotos e vídeos da alegada vinda do internacional português para participar nas cerimónias fúnebres, incluindo este da alegada chegada ao funeral, já com mais de 100 mil visualizações no X/Twiter (https://archive.is/UKkWn).

Factos: são vídeos de arquivo dado que CR7 não esteve presente nas exéquias fúnebres +++

Uma análise simples dos vídeos complementada por uma pesquisa reversa de algumas frames permite constatar que ambos os vídeos correspondem a imagens de arquivo.

No primeiro caso das imagens do aeroporto, trata-se de um vídeo de 2018 relativo à partida da Seleção Portuguesa do Mundial desse ano, realizado na Rússia, informação corroborada por arquivos de vários media internacionais (exemplo: https://archive.is/lbPjY). Era isso que indicavam as fardas com a designação 'OMOH', uma conhecida unidade especial da Guarda Nacional da Rússia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Unidade_M%C3%B3vel_de_Prop%C3%B3sitos_Especiais).

Idem para o segundo vídeo já partilhado dezenas de vezes em várias redes sociais (exemplo: https://archive.is/UKkWn). Na verdade, são de imagens de arquivo de 2023, da visita de CR7 ao Jardim Botânico de Singapura (exemplos: https://archive.is/8piR4 e https://archive.ph/8QvJ3).

'Além disso, uma pesquisa rápida nos media online portugueses, incluindo na Lusa, permite constatar que Cristiano Ronaldo não esteve hoje em Portugal, facto também referido por adeptos e comentadores (exemplos: https://www.lusa.pt/article/45274404, https://archive.is/796JU, https://archive.ph/f27z5 e https://archive.ph/NCiF6).

Avaliação Lusa Verifica: Falso

É falso que Cristiano Ronaldo tenha viajado hoje para Portugal para participar nas cerimónias fúnebres dos futebolistas Diogo Jota e André Silva. Os vídeos que circulam nas redes sociais são de arquivo e há vários artigos de órgãos de comunicação social nacionais e internacionais que atestam a ausência do internacional português.