Na manhã deste sábado, 29 de março, será possível observar em Portugal continental um eclipse parcial do Sol, o primeiro de dois previstos para este ano. Mas tenha cuidado ao observá-lo.

O fenómeno começará às 9h48 e alcançará o seu ponto máximo às 10h40. Será visível em todo o território de Portugal continental.

Os especialistas alertam que nunca se deve olhar diretamente para o Sol sem proteção ocular adequada, pois isso pode causar danos irreversíveis na visão.

Onde será visível?

O eclipse poderá ser visto no noroeste de África, em grande parte da Europa (incluindo todo o território português), no norte da Rússia e na Gronelândia.

O fenómeno terá início ao amanhecer no meio Atlântico Norte e, ao longo de quatro horas, passará pelo nordeste de África, quase toda a Europa, o extremo leste da América, a Gronelândia, parte do Ártico e o extremo norte da Rússia, antes de desaparecer na Sibéria.

Mapa com o percurso da sombra para o eclipse solar parcial de 29 de março de 2025.
Mapa com o percurso da sombra para o eclipse solar parcial de 29 de março de 2025. NASA's Scientific Visualization Studio

O que é um eclipse do Sol?

Um jogo de sombras com três atores: a Lua, a Terra e o Sol. Um eclipse solar acontece quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, projetando a sua sombra sobre o nosso planeta.

Existem dois tipos principais:

  • Eclipse solar total: a Lua cobre completamente a face do Sol em determinadas regiões da Terra, criando um período de escuridão semelhante ao anoitecer. Durante este momento, a coroa solar - a atmosfera exterior do Sol - torna-se visível.
  • Eclipse solar parcial - a Lua cobre apenas uma parte do Sol, deixando uma porção da sua superfície ainda visível.

E os eclipses lunares?

Diferente do eclipse solar, um eclipse lunar ocorre quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, projetando a sua sombra sobre esta.

Durante este fenómeno, a Lua pode adquirir uma coloração avermelhada, como aconteceu no último eclipse parcial na noite de 13 para 14 de março.

Olhar para o Sol: um perigo real

Observar um eclipse solar sem a proteção adequada pode provocar lesões oculares graves. Para uma observação segura, recomenda-se o uso de filtros solares certificados ou de projetores indiretos, como a projeção por orifício.

Calendário de eclipses da Lua e do Sol para 2025

  • A 7 de Setembro um segundo eclipse total da Lua. O nosso satélite nascerá às 19h35 e pôr-se-á às 6h14, mas o fenómeno começará um pouco antes: às 17h27, alcançando seu ponto máximo às 19h11. Será visível na Europa, África, Asia e Austrália.
  • O último eclipse do ano está marcado para 21 de Setembro e será um eclipse solar parcial. Começará às 17h29 e terminará às 21h53, mas não será visível em Portugal, nem em nenhum outro país da Europa – pode ser observado no sul do Pacífico, na Nova Zelândia e na Antártida.

De acordo com o calendário da NASA, para 2026 estão previstos:

  • Um eclipse solar anular ocorrerá em 17 de fevereiro de 2026, visível na Antártica, com um eclipse parcial visível em África, América do Sul, Oceano Pacífico, Oceano Atlântico e Oceano Índico.
  • Um eclipse solar total ocorrerá em 12 de agosto de 2026, visível na Gronelândia, Islândia, Rússia, Espanha e uma pequena parte de Portugal. Um eclipse parcial será visível na Europa, África, América do Norte, Oceano Atlântico, Oceano Ártico e o oceano Pacífico.

via GIPHY