José Eduardo Franco, presidente da comissão científica do Congresso sobre Educação, Solidariedade e Evangelização, lembrou que a Educação tem o poder de transformar a realidade, reparando as fragilidades da Humanidade. Esta será a base do evento, que pretende conhecer ainda o presente da Apresentação de Maria, projectando o futuro.

Está a decorrer, no hotel Pestana Casino Park, esta conferência comemorativa dos 100 anos da chegada das Irmãs da Apresentação de Maria à Região. O programa estende-se até ao próximo dia 11 de Julho, contando com dezenas de intervenientes.

Já a irmã Conceição Malho, presidente da Comissão organizadora do congresso, endereçou os agradecimentos a todos os envolvidos.

“Educação, Solidariedade e Evangelização são um tesouro”

Maria dos Anjos Alves, madre Superiora Geral da Congregação da Apresentação de Maria, apontou o desejo em rumar ao futuro, “construindo pontes” como refere o Papa Leão XIV. É assumido o compromisso, perante este congresso global, de falar da identidade desta instituição, na Educação, Solidariedade e Evangelização.

A irmã apontou que "é urgente anunciar o Evangelho", tendo em conta a realidade que se vive actualmente em todo o Mundo. "Existe uma nova procura da espiritualidade", indica a irmã Maria dos Anjos Alves, indicando que "Deus semeou saudade no coração humano para que este descubra a beleza".

Apontou ainda que é preciso formar educadores e fomentar a cultura da paz e o caminho da justiça. "O aprender a ser e a viver juntos" são os desafios que se colocam à Escola.

Este congresso pretende enriquecer a congregação.