A minissérie da Netflix "Adolescência" lançou um debate global sobre os perigos escondidos das redes sociais para crianças e jovens. Tal como é demonstrado na série, os emoji usados em conversas e comentários online podem esconder significados ocultos. “Os pais devem estar atentos”, apela a PSP numa publicação no Instagram. Símbolos aparentemente inocentes podem estar na verdade relacionados com drogas ou sexo.

“Sabia que um emoji pode ter vários significados?” é a questão que a Polícia de Segurança Pública lança como ponto de partida para o alerta direcionado aos pais.

Na publicação, a PSP ‘traduz’ alguns dos emoji que estarão a ser usados entre jovens e alerta para os riscos que podem estar associados aos mesmos: “Especialmente quando estes símbolos são utilizados no âmbito de conversas de cariz sexual ou relacionadas com o consumo/tráfico de drogas”.

Mais jovens podem ser vítimas de grooming

🍆🌭🍌🌽: uma beringela, um cachorro quente, uma banana ou uma maçaroca são os emoji usados para falar sobre o órgão sexual masculino. 🌷🌮🍣🐱: já o feminino é ‘representado’ por uma flor, um taco, uma peça de sushi ou um gato.

A PSP reconhece que as conversas de teor sexual entre jovens fazem “parte do crescimento”, mas apela a um “especial cuidado quando se utiliza este tipo de linguagem (emoji) no diálogo com desconhecidos em chats, aplicações de encontros, plataformas de jogos online, entre outros”.

A polícia alerta que os mais jovens, não sabendo quem se encontra do outro lado do ecrã, podem estar a falar com alguém mais velho, aumentando assim o risco de serem vítimas de grooming - um processo de manipulação que começa com uma abordagem não sexual para ganhar a confiança da vítima, de maneira a incentivá-la a partilhar conteúdos íntimos ou a marcar um encontro presencial.

“Pais e jovens devem estar atentos a este duplo significado dos emojis, pois podem estar perante uma situação de aliciamento sexual.”

PSP atenta a este fenómeno

🌿☘🍁🐎⛄💎🍬❤🤎💙: plantas, cavalos, corações de cores diferentes, diamantes, rebuçados ou bonecos de neve serão alguns dos símbolos usados para descrever, neste caso, o tráfico ou consumo de drogas.

“Apesar de esta realidade ser (ainda) pouco comum entre a comunidade escolar, a PSP está atenta a este fenómeno, atuando preventivamente nos estabelecimentos de ensino através de ações de sensibilização.”

Na publicação de alerta, a PSP termina a apelar aos pais para ficarem atentos e a protegerem os seus filhos dos perigos que se encontram não só online, como também na vida real.

Violência entre jovens está a aumentar

Segundo os dados provisórios do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), divulgados pelo Expresso, a violência entre os jovens dos 12 aos 16 anos aumentou mais de 12%.

O relatório aponta o uso da internet e das redes sociais como um dos caminhos mais "óbvios" para o aumento da violência, e adianta ainda que tem havido mais episódios de violência e assaltos juntos a escolas.

As equipas da Escola Segura da PSP e da GNR falam num aumento de ocorrências. Em 2024, foram registadas mais de 7 mil, um crescimento que tem sido constante desde a pandemia.