A vice-presidente do Governo espanhol e ministra da Transição Ecológica e Desafio Demográfico, Sara Aagesen, revelou esta segunda-feira que foi identificado um terceiro incidente na rede elétrica, ocorrido 19 segundos antes do apagão que deixou Portugal e Espanha às escuras.

Em entrevista à televisão estatal TVE, Sara Aagesen disse que a anomalia detetada 19 segundos antes do apagão "ocorreu no sul de Espanha e as outras duas ocorreram no sudoeste".

"O comité de análise continua a trabalhar para identificar a causa, isolá-la e implementar todas as medidas necessárias para que não volte a acontecer."

Um corte generalizado no abastecimento elétrico deixou na segunda-feira passada Portugal continental, Espanha e Andorra praticamente sem eletricidade e também uma parte do território de França.

Aeroportos fechados, congestionamento nos transportes e no trânsito nas grandes cidades e falta de combustíveis foram algumas das consequências do apagão.

Na quinta-feira, o Ministério da Saúde português anunciou que ordenou uma averiguação das circunstâncias da morte de uma mulher septuagenária que estava ventilada e que terá morrido, alegadamente, em consequência do apagão.

A Rede Europeia de Gestores de Redes de Transporte de Eletricidade vai criar um comité para investigar as causas do apagão "excecional e grave" que deixou Portugal e Espanha às escuras na segunda-feira, foi anunciado na quinta-feira.

A organização disse que vai "investigar as causas essenciais, elaborar uma análise exaustiva e avançar com recomendações num relatório final" sobre o incidente.