A análise à falha no encaminhamento de doentes pela Linha SNS24 para a urgência pediátrica de Torres Vedras revelou que houve um registo inadequado de informação relativa ao dia 25 de dezembro.
Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) informam em comunicado divulgado esta noite que houve "um registo inadequado de informação na plataforma SDM@SNS, por um dos interlocutores nomeados pela ULS [Unidade Local de Saúde] Oeste, não obstante a formação dos utilizadores da plataforma e do alerta específico relativo à respetiva parametrização nos dias feriados, por parte da equipa da SPMS".
Na quinta-feira, a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, disse estar em curso uma auditoria interna para aferir o que correu mal, nomeadamente num caso ocorrido em Torres Vedras de uma criança encaminhada para uma urgência que estava fechada, divulgado pela SIC.
O que aconteceu?
Segundo a SIC Noticias, uma criança de cinco anos do Ameal, no concelho de Torres Vedras, foi encaminhada para o serviço de urgências pediátricas do Hospital de Torres Vedras, que a mãe tinha visto na página da ULS Oeste que estava encerrado.
Da linha, que segundo a mãe da criança demorou hora e meia a atender, insistiram que as urgências pediátricas estavam abertas e que levasse o filho o quanto antes para ser observado.
A informação recolhida pelos SPMS acrescenta que "uma vez que se encontrava registado na plataforma o dia 25 de dezembro, feriado, como tendo o Serviço de Urgência de Crianças e Adolescentes de Torres Vedras em funcionamento, o SNS 24 encaminhou 10 utentes, incluindo o utente visado na peça da Sic Notícias, para aquele serviço".
A mãe da criança, Vanda Almeida, adianta a SIC Noticias, decidiu então procurar assistência noutro hospital, sendo que o mais próximo era o das Caldas da Rainha, a 40 quilómetros de casa, e quando a criança foi finalmente observada, a pediatra confirmou que as dores eram provocadas por uma otite e uma inflamação na garganta.