
Está a chegar a 95.ª edição da Feira do Livro de Lisboa. O Parque Eduardo VII volta a receber, entre 4 e 22 de junho, vários pavilhões, 963 marcas editoriais e mais de 85 mil títulos.
Com a promessa de consolidar o modelo adotado no ano passado, a edição de 2025 aposta numa experiência qualitativa para os visitantes, mantendo os 350 pavilhões, com a adição de cinco novos participantes.
“Esta edição reforça a experiência de quem a visita, num ambiente pensado para as famílias, os jovens e todos os que encontram nos livros um espaço de descoberta e encontro”, destaca Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
Até ao momento, estão confirmadas 963 marcas editoriais e mais de 85 mil títulos distintos, fazendo da Feira de Lisboa a maior do país em termos de oferta.
A Feira contará com sete praças, incluindo a nova praça verde, e com 2.000 eventos já programados, número que deverá ultrapassar os 3.200 da edição anterior. Entre os eventos, destacam-se sessões de autógrafos, apresentações de livros, debates e presença de autores internacionais.
Para as crianças, as Bibliotecas de Lisboa (BLX) irão promover oficinas e leituras encenadas, mantendo-se também a parceria com o Plano Nacional de Leitura (PNL). Uma das iniciativas mais queridas, o "Acampar com Histórias", regressa em parceria com as BLX, agora na Estufa Fria.
Sustentabilidade, Acessibilidade e Iniciativas Solidárias
Este ano, a Feira do Livro celebra também a sustentabilidade com a parceria com a The Navigator Company, através da iniciativa “Vamos plantar livros”. Estima-se que sejam vendidos cerca de 700 mil livros, e para simbolizar o impacto desta produção, já foram plantadas ou replantadas cerca de 7.000 árvores.
Refoçado será também o compromisso com a acessibilidade e a mobilidade sustentável. Serão implementados acessos para pessoas com mobilidade reduzida, casas de banho adaptadas, sinalética inclusiva em parceria com a ColorAdd, além de eventos com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
De regresso estará ainda a iniciativa “Doe os seus livros”, em parceria com a Entrajuda, que já recolheu mais de 330 mil livros desde 2015.
Em colaboração com a Sociedade Ponto Verde, decorrerão ainda ações de sensibilização para a reciclagem durante o evento.