A Fiat aposta forte na renovação da sua gama optando por veículos maiores e mais práticos, construídos com recuso à arquitetura económica da Stellantis.

Os novos modelos, visam preencher uma lacuna na gama da Fiat, ao mesmo tempo em que se apoiam em marcas e conceitos que já contribuíram para a marca italiana mostrar o seu valor.

O primeiro dos dois modelos, já conhecidos, que para já é identificado apenas como Fastback, está previsto chegar ao mercado antes do final de 2025.

Tudo aponta para que o novo modelo que está a ser desenvolvido como uma mistura do extinto Tipo, do Fastback já comercializado o Brasil e do Egea da Turquia, resulte num crossover compacto e prático. As opções de motorização ainda não foram reveladas, mas tudo aponta para uma mistura de motores de combustão interna, híbridos e, muito provavelmente, uma versão totalmente elétrica.

No entanto, é provavelmente que seja o segundo novo SUV da Fiat que venha a atrair as atenções. Trata-se do GigaPanda, um novo SUV que a Fiat está a preparar, e que será maior que o novo Grande Panda, contando com versões de cinco e sete lugares.

O concept revelado no ano passado pela Fiat, destacava-se por uma carroçaria em roxo, e pode estar a ser preparado pela Fiat, já que em entrevista ao “AutoExpress”, o diretor de design da Fiat, François Leboine, observou que o modelo de produção vai apresentar algumas alterações face ao concept de 2024.

“Não posso dizer que vamos fazer da mesma forma “, disse Leboine sobre o concept. “Mas trabalhamos nesta família de veículos e eles estão prontos. O concept do Grande Panda era um pouco exagerado, mas todos os elementos estavam lá. É mais ou menos isso que vai acontecer com o GigaPanda”.

Assim como o novo Fiat Fastback, o GigaPanda também deverá contar com vários tipos de motorização, que podem incluir as mesmas baterias de 44 kWh e 54 kWh com as quais a Citroën equipou o novo C3 Aircross, bem como o sistema mild hybrid com um motror de 1,2 litros utilizado pela Fiat.