
No rescaldo da noite eleitoral, na qual o Livre foi um dos vencedores, a antiga deputada Joacine Moreira recorreu à rede social X para criticar o partido, mais concretamente o futuro novo grupo parlamentar.
“Um grupo de sonsos, moderados inúteis, belicistas mas fracos, com propostas para o país que que não lembram ao menino Jesus e grandes comedores de subvenções”, escreveu no X, deixando no ar a questão: "Como é que não iriam crescer quando crescem os performers todos?”
Antes, e na mesma rede social, Joacine já tinha manifestado o seu sentido de voto: “Depois de muito refletir, não sendo militante, no dia 18 voto na CDU - com todas as suas imperfeições”.
Legalizado em março de 2014, o Livre teve nas eleições legislativas deste domingo mais de 250 mil votos e elegeu seis deputados, mais dois do que conseguiu há cerca de um ano. O partido de Rui Tavares foi, aliás, o único vencedor à Esquerda da noite eleitoral.
Recorde-se que Joacine Katar Moreira foi eleita pelo Livre em outubro de 2019 mas meses depois, em fevereiro de 2020, desvinculou-se do partido, passando a deputada não-inscrita depois de o partido lhe retirar a confiança política.