O grupo Impresa é líder no mercado de podcasts, em janeiro de 2025, com um total de 4.615.350 'downloads', de acordo com os dados analisados pela Marktest.

Este resultado coloca a Impresa à frente do Grupo Renascença Multimédia, que ocupa a segunda posição com 3.273.129 downloads. O Observador segue em terceiro lugar com 2.675.375 downloads, enquanto a Bauer Media ocupa a quarta posição com 2.172.972 'downloads'.

Os podcasts da Impresa representam 36% do total de 'downloads' entre os quatro publishers. O Grupo Renascença representa 26%, o Observador 21% e a Bauer Media 17%.

Em termos de ouvintes semanais, a Impresa lidera também, com uma média de 510.175 ouvintes por semana, seguida pelo Observador com 251.157, o Grupo Renascença com 237.414 e a Bauer Media com 127.314.

O ranking de podcasts é liderado por "Extremamente Desagradável" do Grupo Renascença, com 2,7 milhões de 'downloads'. "O Homem que Mordeu o Cão", da Bauer Media, segue com 1,2 milhão de 'downloads'.

Nove podcasts no top 15

A Impresa domina as posições seguintes com "Contas-Poupança" (602.458 'downloads'), "Programa cujo nome estamos legalmente impedidos de dizer" (396.144 downloads), "Expresso da Manhã" (328.152 downloads) e "The Heart and Hustle of Portugal" (316.064 'downloads').

A forte presença da Impresa é ainda destacada por ter nove podcasts no top 15 e 14 no top 30.

Estes são os primeiros dados do Pod_Scope, novo serviço da Marktest para a medição técnica, auditada e independente dos podcasts produzidos em Portugal, que foi desenvolvido com a colaboração dos 'publishers' Bauer Media Audio Portugal, Impresa, Renascença Multimedia e Observador.