
As forças indianas anunciaram, este sábado, que estão a responder a violações do cessar-fogo levadas a cabo pelo Paquistão. O Paquistão, por sua vez, garante que não houve qualquer violação. Tudo acontece apenas horas depois de os dois países terem chegado a um acordo para o cessar-fogo.
As forças armadas indianas receberam instruções para responderem “com força”, afirmou VikramMisri, secretário da Índia para os Assuntos Externos.
A Índia e o Paquistão tinham chegado, este sábado, a acordo para um cessar-fogo com "efeitos imediatos", anunciado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros dos dois países.
Mais de três dezenas de países estiveram envolvidos na atividade diplomática para chegar a este acordo. Ficara também decidido que os chefes militares da Índia e do Paquistão voltariam a conversar na próxima segunda-feira, dia 12 de maio.
O acordo acontece depois de uma semana de confrontos, na sequência de um atentado contra turistas, no último mês, na zona de Caxemira indiana. Foi o conflito mais grave entre os dois rivais, que detêm armas nucleares, nas últimas décadas, causando dezenas de mortes civis de ambas as partes.