
João Massano, atual presidente do Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados (OA), foi eleito bastonário depois de ter sido o mais votado na segunda volta das eleições, batendo a atual responsável, Fernanda da Almeida Pinheiro.
A Lista R, encabeçada João Massano, alcançou 54,58% dos votos, superando a Lista U, de Fernanda da Almeida Pinheiro, de acordo com o comunicado enviado às redações.
Na primeira volta, que terminou em 19 de março, Fernanda da Almeida Pinheiro tinha sido a mais votada, com 33,81% dos votos (6.496 votos), seguida de João Massano, que somou 30,95% dos votos (5.946), apurando-se para uma segunda volta.
Pelo caminho tinha ficado a Lista N, de José Costa Pinto, com 25,57% dos votos (4.912) e a Lista T, de Ricardo Serrano Vieira, com 9,67% dos votos (1.857). No total foram registados 22.566 votos.
O novo bastonário compromete-se a “unir a classe, modernizar a profissão e restaurar o prestígio da Ordem dos Advogados, trabalhando para que cada advogado se sinta valorizado, representado e preparado para os desafios do futuro”.
João Massano é licenciado em Direito desde 1994 e mestre desde 2006. Foi professor universitário em vários estabelecimentos de ensino e, neste momento, exerce advocacia em nome próprio.
Eleições antecipadas
As eleições para bastonário da OA foram antecipadas pela atual incumbente, Fernanda de Almeida Pinheiro, depois da entrada em vigor dos novos Estatutos, que criaram órgãos na estrutura e a necessidade de nomear os seus representantes.
Esta situação levou a uma contestação interna que Fernanda de Almeida Pinheiro considerou ser divisiva para a classe, o que as eleições, defendeu, permitiriam sanar.
Com Lusa