
Os líderes da direita radical europeia já se reuniram para parabenizar André Ventura pelo resultado que conseguiu nas legislativas deste domingo.
Marine Le Pen, presidente do grupo parlamentar do partido de extrema-direita francesa Reagrupamento Nacional, felicitou André Ventura pelo resultado nas eleições legislativas de domingo. No X, elogiou o líder do Chega por ter conseguido construir um “movimento patriótico popular e poderoso”.
Por seu lado, Ventura tinha-se deixado ficar em silêncio quando Le Pen foi condenada por uso danoso de fundos europeus. O líder do Chega tem feito da luta contra a corrupção uma das suas bandeiras e não quis dizer, contrariando aquilo que se ia ouvindo da maioria dos líderes da direita radical, que continuava a apoiar a corrida de Le Pen para a presidência, da qual foi afastada por decisão do tribunal, que justificou a dura decisão com a gravidade dos crimes que ficaram provados.
Santiago Abascal, líder do partido da direita radical espanhol Vox, também recorreu ao X para dar os parabéns a André Ventura, dizendo que “as forças patrióticas e conservadoras estão a crescer em todas as nações europeias, apesar dos cordões sanitários e da hegemonia mediática dos partidos globalistas”. Ventura, diz Abascal, “deu tudo de si, literalmente” para atingir o resultado que atingiu.
Da mesma forma, Maximilian Krah, eurodeputado pelo partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD), disse no domingo, enquanto os votos ainda estavam a estavam a ser contados, que o Chega estava “a caminho de um sucesso fantástico”.
O mesmo fez Geert Wilders, do partido Partido da Liberdade dos Países Baixos, com uma mensagem na mesma rede social, republicando uma fotografia sorridente de André Ventura como a legenda: “Parabéns a Portugal com um excelente resultado para o Chega e para o meu querido amigo André Ventura”.
Todos estes partidos (em junho do ano passado, a AfD abandonou o grupo, antecipando a sua expulsão) pertencem ao grupo “Patriotas”, que, no parlamento europeu, reúne ainda partidos como o “Voz da Razão”, da Grécia, o Movimento do Juramento Cívico da República Chega ou o Lega de Matteo Salvini, que também enviou os parabéns públicos a Ventura, com uma mensagem onde se pode ler que, com este “melhor resultado de sempre”, os patriotas na europa estão “mais e mais fortes”.
Harald Vilimsky, eurodeputado pelo Partido da Liberdade da Áustria, que se define pelas suas posições anti-imigração, também enviou as suas felicitações ao Chega.