
A Madeira marca presença significativa na TuttoFood, principal feira internacional de alimentação e bebidas em Milão, com cinco empresas regionais que representam metade da participação portuguesa no evento.
Durante visita realizada esta manhã, o secretário regional de Economia, José Manuel Rodrigues, destacou que esta representação "revela a pujança da nossa economia, a capacidade exportadora das nossas empresas e o trabalho que tem sido feito pelos empresários e pelos trabalhadores". O governante acrescentou que este crescimento é resultado das "políticas públicas que têm motivado e apoiado o empreendedorismo e os empresários regionais".
O governante enfatizou a importância de continuar neste caminho de internacionalização, "a par da abertura de novas rotas aéreas, que não só ajudem o turismo, mas também a exportação dos produtos regionais".
Até quinta-feira, a Madeira apresenta em Itália cinco marcas: Empresa de Cervejas da Madeira, Sweet&Sugar (produtora de rebuçados e derivados de açúcar), Ilhopan-Panificação Pastelaria, Martins e Martins (produtora de bolos e artigos de panificação), e Madalia (empresa de realidade virtual e tecnologias imersivas).
"É uma presença muito importante da Madeira que com certeza abrirá oportunidades de negócio para o mercado italiano e não só", afirmou José Manuel Rodrigues, confirmando também 'in loco' os contactos empresariais em curso e as "boas perspectivas de negócio, sobretudo com a região norte de Itália".
Esta participação representa a estreia madeirense na TuttoFood, numa iniciativa promovida pela Invest Madeira, entidade que facilita projectos de investimento estrangeiro e desenvolvimento de relações empresariais externas. Filipa Ferreira, diretora executiva da Invest Madeira, considera que "a forte presença madeirense evidencia o crescimento das empresas regionais, que estão cada vez mais a acreditar que são capazes de conquistar o mercado internacional".
Carlos Nunes Pinto, director da AICEP e Conselheiro Económico da Embaixada de Portugal em Itália, realçou a importante participação madeirense e o papel da feira para "dar a conhecer Portugal em Itália." Observou ainda que embora os italianos já conheçam a Madeira como destino turístico "devido ao aumento dos voos directos de Itália para a Madeira", falta-lhes conhecer "a excelência dos produtos regionais presentes nesta feira".
A TuttoFood Milano, que encerra na quinta-feira, reúne todos os sectores da alimentação com mais de 5.000 expositores mundiais.