
O secretário regional de Agricultura e Pescas, Nuno Maciel, esteve, hoje, na Direcção Regional de Pescas e na Lota de Funchal, onde ficou a saber que foi pescado o maior atum rabilho deste ano de 2025 na Região, com um peso que ronda os 407 quilos.
Na oportunidade, o governante ficou também a conhecer o laboratório, que é "determinante para que todos os madeirenses possam consumir o peixe em excelentes qualidades".
Esta visita insere-se no périplo que o novo secretário regional de Agricultura e Pescas está a realizar por todos os serviços por si tutelados, onde tem contactado com os dirigentes e trabalhadores da secretaria.
CARAM assegura consumo de 6% da carne fresca regional
Depois de já ter visitado a Direcção Regional de Agricultura e à Direcção Regional de Veterinária e Bem-estar Animal, Nuno Maciel visitou, ontem, as instalações do CARAM – Centro de Abate da Região autónoma da Madeira, que conta actualmente com 46 colaboradores.
"Este serviço, criado em 2006 disponibiliza carne fresca ao mercado regional, em estrito cumprimento das normas legais aplicáveis em matéria de segurança alimentar, higiene e bem-estar animal", destaca a tutela em comunidado de imprensa.
Segundo a mesma nota, em 2024 esta infra-estrutura foi responsável pelo consumo de 6 por cento da carne fresca regional, gerando um volume de negócios na ordem dos 463 mil euros. Foram abatidos 4.339 animais correspondendo a um total de 906.039 quilos.
A possibilidade de crescimento foi um assunto abordado, tendo em vista uma "maior autonomia alimentar".
De referir que o CARAM é responsável pela recolha e entrega de produto do abate igualmente na Ilha do Porto Santo.
Para amanhã, o secretário regional tem programado uma visita à unidade de gestão do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC) na Madeira.