
Miguel Albuquerque agradeceu o “trabalho excepcional” que a congregação da Apresentação de Maria vem a fazer ao longo dos anos no âmbito da Educação. Apesar de se tratar de um Estado laico, o presidente do Governo Regional reconhece o papel da Igreja Católica e reitera o apoio a estas instituições.
Está a decorrer, no hotel Pestana Casino Park, a conferência comemorativa dos 100 anos da chegada das Irmãs da Apresentação de Maria à Região, denominada Congresso Global Educação, Solidariedade e Evangelização. O programa estende-se até ao próximo dia 11 de Julho, contando com dezenas de intervenientes.
“O grande motor do desenvolvimento é a Educação”, disse Miguel Albuquerque, reiterando que o Governo Regional continuará a outorgar os contratos de associação com estas instituições católicas, dados os resultados na Educação. Os testes PISA 2022 contam com médias muito boas na Madeira em Literatura, Matemática e Ciências.
O acesso à educação tem de ser uma prioridade, uma vez que ninguém pode ser marcado pelo local de nascimento, sendo que todo devem ter acesso a uma educação de excelência. O presidente do GR afirma que acabar com os contratos de associação é “um atentado”.