Entrou para a história desportiva por ter apresentado ao mundo Nadia Comaneci, fenómeno da ginástica artística e primeira atleta a receber uma nota 10 - equivalente a desempenho perfeito - nos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976.A morte de Bela Karolyi na passada sexta-feira foi anunciada este domingo pela federação norte-americana de ginástica.

O treinador vivia desde 1981 nos Estados Unidos, país que ajudou a transformar numa potência da modalidade, tendo participado em cinco jogos Olímpicos ao comandando a equipa de ginástica norte-americana. Bela Karolyi está no “Hall of Fame” dos treinadores de ginástica, desde 1997, e tornou-se ele próprio uma celebridade.

A sua carreira, no entanto, não foi isenta de polémicas. Karolyi foi acusado de abusos físicos e psicológicos a várias ginastas que treinou, inclusive Nadia Comaneci.

Ao saber da morte de Bela Karolyi, a atleta, que tinha 14 anos quando recebeu a sua primeira medalha de ouro olímpica, tornou pública uma sucinta declaração: “ Um grande impacto e influência na minha vida.”