A Nio anunciou que adiou o lançamento da sua nova submarca, Firefly, na Europa, para o terceiro trimestre de 2025, depois de ter previsto inicialmente o lançamento para o primeiro semestre do ano.

A marca chinesa, apresentou a sua nova submarca em dezembro de 2024 e logo fez saber que os novos modelos elétricos iriam chegar à Europa. No entanto, a expansão da Nio na europa tem mais lenta do que o esperado devido aos desafios de vendas e da rede de serviços, disse o CEO da Nio, William Li, aos jornalistas num evento antes do Salão Automóvel de Shanghai que decorre de 23 de abril a 2 de maio.

Firefly é o nome da nova marca da Nio e do primeiro modelo, um hatchback elétrico compacto apontado para os jovens condutores e que chegou ao mercado chinês no início de abril e pretende rivalizar com o BYD Dolphin, bem com o VW ID.3, e o Smart #1.

Já se sabe que o Firefly EV esta equipado com um único motor elétrico, fabricado pela Nio Technology, que está instalado no eixo traseiro e que é capaz de gerar uma potência máxima 141 cv. Este e-motor é alimentado por uma de bateria LFP fabricado pela Sunwoda, não tendo sido revelada a capacidade, apesar de ter sido anunciada uma autonomia de até WLTP de 225 km com a bateria carregada em 75%.

Outros destaques do Firefly, nome da nova marca da Nio e do seu primeiro modelo, são uma bagageira com 1250 litros de capacidade, a que se junta na frente um “frunk” com, 92 litros, bancos traseiros rebatidos, estacionamento autónomo, que faz uso da tecnologia utilizada pela Nio, bem como um raio de viragem de 4,7 metros, jantes de 18’’ e um peso ligeiramente abaixo dos 1.500 kg.