
A Nissan anunciou esta segunda-feira que vai apresentar um novo modelo citadino 100% elétrico, que terá por base o novo Renault Twingo em 2026, confirmando assim a sua estratégia para reduzir custos e tempo de desenvolvimento.
O novo modelo que será projetado pela Nissan destina-se ao segmento A e terá por base a plataforma AmpR Small utilizada pelo Renault 5 totalmente elétrico.
O acordo para o novo modelo da Nissan surge depois da marca nipónica ter anunciado que a Renault adquiriu os 51% que a marca japonesa detinha na joint venture indiana, Renault Nissan Automotive India Private Ltd. (RNAIPL), passando a deter a totalidade da empresa.
Esta alteração vai contribuir para o plano de crescimento internacional da Renault e ao mesmo tempo ajudar a Nissan a cortar custos, no âmbito do seu plano de recuperação.
O acordo garante ainda que os projetos em andamento entre a Renault e a Nissan na Índia vão continuar e que a RNAIPL vai manter a produção de automóveis Nissan, incluindo o novo Magnite, que promete contribuir para o crescimento da marca na Índia.
De forma mais ampla, o Grupo Renault e a Nissan concordaram com um novo acordo de Aliança, que reúne os dois construtores e conta com a participação da Mitsubishi, no qual o “compromisso de bloqueio” da participação cruzada foi reduzido de 15% para 10%.
Para além disso, a Nissan será igualmente “libertada” do compromisso de investir na Ampere, no âmbito do acordo de investimento firmado a 26 de julho de 2023 entre Renault Group, Nissan e Ampere.