
A freira brasileira Inah Canabarro, que ostentava o título de pessoa mais velha do mundo, morreu, esta quarta-feira, em casa de causas naturais, em Porto Alegre, no Brasil. Tinha 116 anos e estava a poucas semanas de festejar mais um aniversário, avançou a sua congregação religiosa.
Nascida em 1908, no município de São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, Inah Canabarro era a pessoa mais velha do planeta, mas não era por isso que deixava para trás o seu amor incondicional ao futebol.
Durante sua vida, Inah Canabarro foi freira da Companhia de Santa Teresa de Jesus e, ao longo dos anos, tornou-se uma figura admirada por sua fé, disciplina e simplicidade.
Em 2018, no seu 110.º aniversário, foi homenageada pelo Papa Francisco.
A brasileira foi a 20.ª pessoa mais velha de sempre, uma lista liderada, segundo a LongeviQuest, pela francesa Jeanne Calment, que morreu em 1997 aos 122 anos.
E agora, quem a sucede?
A morte de Inah Canabarro marca o fim de uma era, mas o título já tem uma nova detentora: Ethel Caterham. A britânica, que completou 115 anos, foi oficialmente reconhecida pela LongeviQuest e pela Gerontology Research Group como a atual pessoa mais velha do mundo.
Nascida a 21 de agosto de 1909, em Shipton Bellinger, no condado de Hampshire, Ethel é a última sobrevivente nascida sob o reinado de Eduardo VII.
Ethel, que vive em um lar de idosos em Surrey, na Inglaterra, atribui sua longevidade ao estilo de vida tranquilo que pratica. Diz que sempre fez o que gosta, "encara tudo com calma, tanto os altos como os baixos" e que o seu lema é "nunca discutir com ninguém".