
O Papa Leão XIV aceitou hoje a renúncia do núncio apostólico em Portugal, Ivo Scapolo, anunciou hoje o Vaticano.
"O Santo Padre aceitou a renúncia ao cargo de núncio apostólico em Portugal apresentada por monsenhor Ivo Scapolo, Arcebispo Titular de Tagaste", por limite de idade, refere o boletim da Santa Sé.
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) já agradeceu o trabalho diplomático de Ivo Scapolo no país, desde agosto de 2019, seja "junto da Igreja em Portugal e nas relações diplomáticas com o Estado Português".
"Além do normal exercício da sua missão pastoral e diplomática, recordamos com particular relevância o seu acompanhamento aquando da visita do Papa Francisco a Portugal por ocasião da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023", referem os bispos portugueses.
Ivo Scapolo era o decano do corpo diplomático em Portugal, nasceu em Pádua há 71 anos e entrou no serviço diplomático da Santa Sé em maio de 1984.
Ao longo da sua carreira, desempenhou cargos nas representações do Vaticano em Angola, Portugal e Estados Unidos da América. Antes de ter sido nomeado núncio para Portugal, teve o mesmo cargo na Bolívia, Ruanda e Chile.
O Vaticano ainda não nomeou o seu sucessor.