O internacional português Pedro Neto despediu-se hoje na rede social Instagram de Diogo Jota, tendo falhado o funeral, em Gondomar, por se encontrar nos Estados Unidos a disputar o Mundial de clubes de futebol pelo Chelsea.

"Meu querido amigo Jota, que homem, que marido, que pai, que parceiro e que amigo... essa tua gargalhada cativante que nos fazia rir a todos sem parar. Aprendi muito contigo, e como tu muitas vezes dizias: 'no mundo, não há fantasias'", pode ler-se numa publicação na rede social Instagram.

Menos de 24 horas depois de ajudar os 'blues' a eliminar o Palmeiras (2-1), de Abel Ferreira, nos quartos de final do Mundial, Neto lembrou o antigo companheiro de seleção e também de clube, tendo ambos jogado juntos no Wolverhampton.

"És grande e serás sempre, e é assim que te vamos recordar para sempre. Nunca te vamos esquecer, olha por nós", acrescentou.

Os dois partilharam o ataque do 'Wolves' na temporada 2019/20, a última de Jota antes de rumar ao Liverpool, e depois foram companheiros de seleção, por quem conquistaram, juntos, a Liga das Nações, neste verão.

As cerimónias fúnebres de Diogo Jota, de 28 anos, e de André Silva, de 25, decorreram hoje, em Gondomar, com família, amigos, antigos colegas de equipa e milhares de civis no último adeus aos futebolistas.

Pedro Neto, que vai disputar as meias-finais do Mundial de clubes pelo Chelsea, nos Estados Unidos, foi uma das ausências notadas no funeral dos dois futebolistas, mas não tanto como a do capitão da seleção portuguesa, Cristiano Ronaldo.

Os dois irmãos morreram na quinta-feira de madrugada, num acidente de viação na A52, em Cernadilla, Zamora, em Espanha.

O avançado internacional português jogava no Liverpool, emblema que representava há cinco épocas e pelo qual venceu uma Liga inglesa, uma Taça de Inglaterra e duas Taças da Liga, sagrando-se ainda campeão do Championship, o segundo escalão inglês, com o Wolverhampton.

Depois da formação no Gondomar e no Paços de Ferreira, o avançado representou por uma época o FC Porto, por empréstimo do Atlético de Madrid, sendo depois cedido pelos espanhóis ao Wolverhampton, no qual esteve três temporadas.

Na seleção portuguesa, Diogo Jota somou 49 internacionalizações e 14 golos, tendo conquistado duas edições da Liga das Nações, a mais recente no mês passado, em Munique.